Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Direitos humanos e formação de professores: um estudo sobre o currículo das licenciaturas do IFRS
Lisandra Pitol, Letícia Schneider Ferreira

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


Os Direitos Humanos são compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano, que trata do que é básico para toda pessoa, sem distinção, preservando cada indivíduo de ações que interfiram na integridade humana. Dessa forma, pensar em direitos humanos nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, uma vez que nos deparamos a todo o momento com situações que os violam. Assim, a inserção desta temática em sala de aula, principalmente no que diz respeito à formação de professores, é extremamente importante, pois ao mesmo tempo em que desconstrói conceitos, que de certa forma foram impostos pela sociedade, agrega valores, fazendo com que o futuro professor tenha um olhar mais sensível da realidade e do contexto na qual está inserido. Portanto, espera-se formar profissionais mais preparados para enfrentar o enorme contingente de diversidades e culturas presentes em sala de aula. Assim sendo, objetiva-se identificar a presença de disciplinas relacionadas os direitos humanos nas diferentes licenciaturas do IFRS, bem como avaliar suas súmulas e as bibliografias utilizadas. Para isso, foi realizada uma busca no próprio site da instituição, a fim de verificar quais/quantas eram as licenciaturas ofertadas em cada um dos campi. Constatou-se que são 14 cursos, sendo oito licenciaturas diferentes, distribuídas em oito campi. Em seguida, foi feito uma busca pelos PPCs (Projeto Pedagógico do Curso) destes cursos, seguida da análise dos mesmos, onde foi possível observar se havia ou não a oferta de disciplinas relacionadas aos direitos humanos. Também procurou-se averiguar o que os coordenadores destes cursos pensam a respeito do tema. Para tal, foi enviado um breve questionário eletrônico através da plataforma de formulários do Google. Sete dos quatorze coordenadores responderam à pesquisa, sendo que sua maioria participou da elaboração do PPC do curso em que coordena. Mesmo sem ter finalizado o presente estudo, pode-se observar que a temática dos direitos humanos na formação docente vem sendo valorizada, uma vez que a grande maioria dos cursos possui uma disciplina específica ou relacionada ao tema.


Palavras-chave


Formação docente; Direitos humanos; Currículo

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