Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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O ensino de direitos humanos nos cursos de ensino médio do IFRS: desafios e possibilidades
Laura Duarte Anderle, Letícia Schneider Ferreira

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


O tema dos direitos humanos é, sem dúvida, muito atual e deve constar na pauta dos educadores que trabalham no ensino médio. De fato, a escola é um ambiente privilegiado para a abordagem destas questões, uma vez que é um local de convívio entre pessoas com visões e posições diferentes, sendo fundamental o exercício da empatia e do respeito. O presente estudo teve como finalidade averiguar se os docentes das áreas de Ciências Humanas do IFRS abordam tais tópicos em sala de aula com os alunos de ensino médio, observando quais suas concepções sobre o tema, bem como as dificuldades encontradas pelos profissionais em debater este tema. Para tanto, foi enviado um questionário por meio eletrônico para 62 docentes efetivos das disciplinas de Filosofia, História, Geografia e Sociologia que trabalham com o ensino médio integrado, os quais deveriam responder questões fechadas e abertas. Procurou-se mapear a formação e experiência em sala de aula do docente, além de sua compreensão sobre direitos humanos e seu olhar sobre a relevância do tema. Deste modo, a presente pesquisa objetivou aliar dados quantitativos a dados qualitativos, enfatizando, entretanto, estes últimos. A pesquisa, ainda em processo de desenvolvimento, evidenciou que 88,5% dos 26 profissionais que responderam ao questionário apesar dos desafios identificados, como a falta de preparação durante a graduação. Os tópicos relativos aos direitos humanos abordados com mais frequência pelos docentes são gênero, liberdade e racismo. Em relação aos materiais didáticos utilizados, a opção mais frequente é pelo uso de filmes e documentários, mas também se destacam o incentivo ao diálogo e o debate entre os alunos. Os docentes referiram a importância do tema para a formação da cidadania e do espírito crítico, bem como para a adoção de atitudes de respeito frente à diversidade. Contudo, também reportaram os desafios que o trabalho com a temática dos direitos humanos impõe, pois ainda há uma significativa influência de elementos do senso comum no imaginário sobre este tópico. Assim, o estudo em desenvolvimento revela que o tem a dos direitos humanos vem sendo trabalhado e considerado importante pelos docentes das áreas de ciências humanas do IFRS para a formação do aluno. A análise das dificuldades encontradas poderá pautar ações que capacitem os docentes para um maior conhecimento sobre esta temática, propiciando o fortalecimento da autonomia e da empatia dos estudantes do IFRS frente a diversidade.

Palavras-chave


Direitos Humanos; Ensino Médio; Educação

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