Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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Consumo sustentável: análise do comportamento do consumidor de produtos sustentáveis
Otávio Luiz Simgame Piana, Ana Carolina Oliviecki Rangel, Silvana Saionara Gollo

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


A pesquisa trata do tema consumo sustentável, enfatizando-se o comportamento do consumidor no processo de decisão de compra e consumo de produtos sustentáveis. O consumo sustentável refere-se à busca por produtos ecologicamente corretos, economia de recursos naturais, utilização de materiais até o fim de sua vida útil, reutilização sempre que possível e a correta destinação de materiais para reciclagem. Nesta visão, ser sustentável está relacionado aos aspectos ambientais, econômicos e sociais, na busca do bem-estar das gerações presente e futuras. Estudar e entender o comportamento do consumidor sustentável é fundamental para a definição de práticas individuais, coletivas e empresariais de consumo sustentável. O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento do consumidor e suas práticas de consumo sustentável. A pesquisa classifica-se como quantitativa e descritiva e o método utilizado foi o Levantamento do Tipo Survey. O público-alvo foram homens e mulheres de 15 a 65 anos, residentes na região do Alto Uruguai Gaúcho/RS. Para o cálculo da amostra utilizou-se a amostragem não-probabilística por conveniência, com nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%, obtendo-se um tamanho amostral de 795 pessoas. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionário com questões de escala que mediam hábitos e práticas de consumo sustentáveis (5 = sempre e 1 = nunca). Os dados foram tratados estatisticamente com elaboração de cálculos de média, desvio-padrão, cruzamentos e correlações, com o uso do sistema SPSS. Na pesquisa estudou- quatro aspectos relativos ao consumo sustentável: hábitos de compra e consumo, reciclagem, consciência ecológica e economia de recursos. Constatou-se que os consumidores “quase sempre” buscam consertar coisas em vez de jogá-las fora e “raramente” compram produtos usados. A reciclagem de metais, vidros, plásticos e papéis é uma prática “quase sempre” realizada pelos consumidores. Na consciência ecológica a média ficou na escala “às vezes”, na leitura de rótulos e uso de sacolas recicláveis. Na economia de recursos observou-se que os consumidores “raramente” deixam aparelhos eletrônicos ligados e as luzes acesas quando não os estão utilizando. Conclui-se que os consumidores precisam repensar suas práticas de consumo para agirem de forma mais sustentável, quanto à reciclagem de produtos e embalagens, economia de recursos não renováveis, dentre outras práticas, com vistas à melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar da sociedade atual e das gerações futuras.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Consumo sustentável; Consciência ecológica

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