Última alteração: 01-11-2016
Resumo
O número de ações de recall no Brasil triplicou na última década e o aumento dessa prática tem causado impactos não só para as organizações que precisam recolher seus produtos, mas, também, para seus consumidores e sociedade em geral. Este estudo objetiva analisar os efeitos do recall de produtos na confiança do consumidor, tanto na marca do produto que passou pelo processo, quanto na marca guarda-chuva, que representa a empresa como um todo. A confiança é composta pelos atributos de integridade, competência e benevolência. Portanto, o presente estudo investiga a percepção dos consumidores em relação a essas variáveis. Para atingir os objetivos, realiza-se uma pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada, com consumidores que já participaram de uma ação de recall. O roteiro de entrevista estrutura-se em quatro tópicos principais: a) Relação de confiança do consumidor com a empresa antes da realização do recall; b) Procedimento de recall, objetivando investigar se a forma como o consumidor foi tratado interfere na sua percepção em relação à marca do produto e à marca guarda-chuva; c) Percepções dos consumidores em relação à integridade, competência, benevolência e confiança após recall; d) Considerações dos consumidores sobre o processo de recall e suas intenções de comportamento após recall. Resultados parciais indicam que, quando realizado de forma qualificada, o recall influencia de forma positiva a confiança, principalmente quando já existe uma relação estabelecida entre empresa e consumidor. Os achados da pesquisa contribuirão para a economia brasileira, pois fornecerão informações sobre como os consumidores percebem as ações das empresas que, ao detectarem falhas em produtos colocados no mercado, realizam recall. A visão desses consumidores permitirá que as organizações aperfeiçoem suas estratégias, buscando amenizar os impactos negativos causados na sociedade decorrentes de falhas de produtos, bem como contribuirá para ressaltar a importância do respeito aos direitos dos consumidores.