Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

Tamanho da fonte: 
Gestão em biossegurança para os novos laboratórios de biotecnologia e ciências da natureza do IFRS – campus Porto Alegre (centro)
Glorister Alves Altê, Andréa Lopes da Silva, Dyowanne Hiulei Schmitt, Bárbara de Cássia Alexandre Baierle de Cássia Alexandre Baierle, Diego Hepp, Paulo Artur Konzen Xavier de Mello Silva, Márcia Bündchen, Juliana Schmitt de Nonohay, Karin Tallini

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde humana, animal e vegetal, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Quando se pretende implantar rotinas em biossegurança não se deve perder de vista que o sucesso depende, em última instância, da aprendizagem de novas condutas e, por isso a educação continuada é um processo muito importante para profissionais que desempenharão suas funções em locais perigosos, como por exemplo, o laboratório. Este trabalho tem como objetivo desenvolver, elaborar e implantar rotinas de gestão em biossegurança que promovam a melhoria das condições de trabalho para os usuários dos novos laboratórios do IFRS - Campus Porto Alegre, bem como auxiliar na formação de profissionais que possam atuar nesta área. A metodologia é composta por nove etapas, que devem ser aplicadas em cada laboratório do curso Técnico em Biotecnologia ou da Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN). As nove etapas são: revisão bibliográfica; levantamento e sistematização todas as técnicas utilizadas na aulas práticas, equipamentos, instalações e pesquisas das áreas envolvidas; elaboração de procedimentos operacionais padronizados (POP) e instruções de trabalho; organização e sistematização dos produtos químicos; construção de manuais de biossegurança; aplicação de inspeções de segurança; elaboração de mapas de risco; gerenciamento de resíduos e organização de treinamentos. As ferramentas de avaliação de risco foram aplicadas em dois laboratórios do instituto: no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e no laboratório de biologia molecular. No LIFE foram aplicadas todas as etapas do trabalho e obtivemos como principais resultados a presença de riscos ergonômicos e de acidentes nesse ambiente. O risco de acidente ainda pode ser subdivido em dois tipos principais: risco de acidente com material perfurocortante e o risco de incêndio. Em relação ao laboratório de biologia molecular, temos resultados parciais que revelam riscos ergonômicos e químicos consideráveis. A partir dos resultados, o próximo passo é montar um plano de ação para adequar os espaços e atividades a fim de que os usuários possam utilizar os ambientes de maneira segura e de acordo com as normas de biossegurança. Esse trabalho atendeu uma demanda importante dos cursos Técnico em Biotecnologia e da LCN em relação ao atendimento dos requisitos de segurança laboratorial, permitindo o aprimoramento de processos, diminuição de custos e evitando a ocorrência de acidentes.

Palavras-chave


Inspeção de segurança; Mapa de risco; FMEA; POP; Instrução de trabalho

Texto completo: PDF