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História das instituições educacionais de Osório-RS: análises fotográficas no acervo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs
Samirah Corrêa Sessim, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


As pesquisas historiográficas na área da Educação lançam mão de fontes de investigação, que para serem utilizadas requerem embasamento teórico. A fotografia é uma testemunha ocular (Burke, 2004), pois é capaz de retratar fatos em seus respectivos períodos, e, consiste em ser uma fonte na qual estão contidas representações sociais, as quais permitem a análise de uma gama de aspectos da cultura escolar e da história de instituições de ensino. Este trabalho dedica-se a análise de fotografias selecionadas no acervo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs, situada na cidade de Osório-RS. A instituição referida foi escolhida por até então não ter sido objeto de pesquisa. Além disso, a mesma possui características peculiares: foi fundada em um período antecessor ao Regime Militar e possui, há alguns anos, uma classe especial para surdos. Este trabalho tem como objetivo a análise de 5 fotografias contidas no acervo da instituição. Tais imagens foram escolhidas por carregarem determinado conteúdo ideológico, tal como a presença da igreja católica no ambiente escolar. A metodologia utilizada é análise documental e fotográfica, que foi realizada após a formação de um referencial teórico-metodológico que abrangesse Educação Brasileira, e, também, cultura escolar. Essas fotografias retratam desfiles cívicos, comemorações em homenagem à Revolução Farroupilha, presença de classe especial para alunos surdos, estrutura escolar e eventos envolvendo a Igreja Católica. A partir das análises destas imagens, pôde-se perceber que há a quebra da laicidade do Estado por parte da instituição, e também, uma forte presença da comunidade escolar em atividades cívicas, principalmente durante do período da Ditadura Militar. Portanto, estas imagens revelaram aspectos do cotidiano escolar, e possibilitaram a interpretação das práticas escolares neste espaço. Mesmo com as complexidades encontrados no uso das fontes iconográficas, pôde-se observar neste trabalho, que a fotografia consiste em ser um relevante instrumento para a compreensão de determinadas práticas escolares presentes na instituição, bem como sua estreita vinculação com a Igreja Católica (evidenciada pela denominação da instituição e pelas práticas de cunho religioso retratadas em seu acervo). Verifica-se, então, inúmeras possibilidades de análise iconográfica e entende-se que a efetivação da preservação da memória e identidade da instituição objeto de investigação por meio de suas imagens, pode suscitar ainda mais possibilidades de interpretações.


Palavras-chave


Acervo Escolar; Fotografia; Cultura Escolar; Análise Iconográfica

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