Última alteração: 03-11-2016
Resumo
Esta pesquisa se insere no Programa de Estudos em Saúde, Educação e Território (PESET) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Alvorada, com parcerias de outras instituições como Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Rede Governo Colaborativa em Saúde, Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alvorada. A pesquisa analisa o Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde (TACS), oferecido pelo IFRS campus Alvorada em parceria com o GHC. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) constituem o quadro multiprofissional das Equipes de Saúde da Família (ESF), atuando como articuladores entre a população atendida e a ESF. Esta investigação tem como instrumentos metodológicos análise do perfil dos alunos, pesquisa em banco de dados secundários, como informações epidemiológicas dos municípios em diferentes momentos: no início, durante e após o curso TACS. Análise de questionários de conhecimentos (pré e pós-teste) dos conteúdos abordados em aula. Também análise dos diários cartográficos dos pesquisadores docentes e pesquisadores gestores do curso explorando as implicações do curso no cotidiano do trabalho. Neste trabalho vamos abordar o perfil dos alunos e análise dos conteúdos desenvolvidos no curso TACS. O questionário de perfil inquiriu-se dados socioeconômicos, histórico escolar e profissional, motivação para buscar o curso e como são as relações de poder que os estudantes vivenciam na ESF. Em relação ao conteúdo, foi aplicado um questionário prévio, sendo uma questão para cada conteúdo previsto nos cadernos de apoio que o curso utiliza. As mesmas questões foram aplicadas no final do semestre, como pós-teste. O estudo encontra-se em andamento, a próxima etapa é análise dos dados da pós-avaliação destes alunos, tornando possível a avaliação do desempenho e a compreensão dos conteúdos pelos discentes durante todo o tempo em que ocorreu o curso. Com base nos dados já analisados, 72 alunos responderam ao questionário de pefil, sendo 8,33% homens e 91,67% mulheres. As idades variam no intervalo de 22 a 58 anos. Em relação ao tempo de serviço dos ACS a média é de 6 anos. Sendo que 22,58% trabalham a mais de 10 anos e 9,67% trabalham há 20 anos.