Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

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A docência no IFRS em narrativas: um estudo sob a ótica dos estudantes de licenciaturas
Eduardo Boff Ribeiro, Daiane Scopel Boff

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


A formação inicial de professores se apresenta como um espaço de múltiplas problematizações. Além de oportunizar a (re)construção de conhecimentos específicos do curso escolhido, ela precisa ser marcada por vivências e discussões sobre a docência e sobre os processos nela envolvidos. A harmonia entre as dimensões prática e teórica se apresenta como elemento importante no processo de formação docente, a fim de que se possa estabelecer relações necessárias para a prática docente. Junto a isso potencializam-se as discussões sobre como ensinar e como se preparar para ser professor. Com o objetivo de contribuir com estas discussões, o presente trabalho busca investigar a docência no IFRS, através das narrativas de estudantes de licenciatura dessa instituição, mapeando elementos constitutivos da prática educativa e do perfil do professor formador que está atuando nestes cursos. Inicialmente, foi realizado o levantamento dos cursos de licenciatura ofertados pelo IFRS, bem como catalogado os seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Ainda, foram coletadas informações sobre o número de estudantes regulares em cada curso e sobre a coordenação de curso, a fim de constituir o grupo amostral da pesquisa. Os resultados dessa tabulação apontaram a oferta de oito licenciaturas diferentes no IFRS, sendo que o curso com maior incidência é o de licenciatura em matemática, com 36% de frequência entre os cursos de licenciatura ofertados. Na sequência, foi construído um questionário online com 19 questões (abertas e/ou fechadas), objetivando coletar narrativas sobre o curso de licenciatura e a docência no IFRS, além de informações sobre o percurso acadêmico dos estudantes. Até o momento, obtivemos o retorno, com os dados solicitados, de 36% dos coordenadores das licenciaturas do IFRS. Em relação ao instrumento de pesquisa, 78 estudantes de 6 campi já o responderam, o que perfaz 14% do grupo amostrado. Nas narrativas já produzidas aparece, com muita recorrência, a paciência, a flexibilidade e a dedicação como características importantes em um professor, bem como o domínio do conteúdo de sua área de atuação. Espera-se que os resultados mapeados nesse questionário, após organizados e disponibilizados, possam ser discutidos em diferentes contextos em nossa instituição, a fim de contribuir com as reflexões sobre a docência no campo de formação de professores. Ainda, pretende-se, ao final deste trabalho, analisar as narrativas dos estudantes, capturadas nos questionários, à luz do perfil do egresso previsto para cada licenciatura, subsidiando as discussões que são realizadas nesse âmbito.

Palavras-chave


Docência; Formação de professores; Professor formador

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