Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Desafio de Moda: 3 anos de projeto de extensão
Daiana Bergonzi da Silva, Natalie Pacheco Oliveira

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


O Desafio de Moda é um projeto de extensão do IFRS Campus Erechim que tem como escopo fazer com que interessados pela área de Moda e Vestuário da região do Alto-Uruguai vivenciem a rotina das empresas do setor através de uma série de atividades teórico-práticas em parceria com Sebrae-RS, Senai-RS, Sindivest e APL Alto-Uruguai, tendo como ponto o desafio de resolver uma questão-problema da indústria local. A primeira edição, nomeada I Desafio de Moda, foi realizada no ano de 2015 em conjunto com a Frinape (Feira multissetorial da região do Alto-Uruguai) e do Salão do Empreendedor do Sebrae-RS. Participaram nove equipes compostas por três integrantes, sendo três equipes premiadas ao final das atividades. O I Desafio de Moda consistiu em resolver o problema da sobra de matéria-prima e aviamentos da indústria local através do desenvolvimento de uma minicoleção. Foram avaliados quesitos como criatividade, coerência, apresentação dos desenhos, qualidade dos cortes e acabamentos, bem como a justificativa apresentada para o desenvolvimento dessa minicoleção. O II Desafio de Moda foi realizado em outubro de 2016, no parque da ACIEE- Erechim. O problema proposto foi a criação de uma empresa no conceito Slow Fashion, tendo como base as palestras sobre Empreendedorismo e Marketing que foram oferecidas pelo Sebrae-RS no formato de pitch de negócios. Houve um aumento significativo do público participante em comparação com o ano de 2015 e acredita-se ser devido as palestras ofertadas. Foram selecionadas para a primeira fase sete equipes de três integrantes para a participação do evento final do Desafio de Moda, sendo três equipes premiadas. O III Desafio de Moda será realizado em novembro de 2017 e pela primeira vez no Campus Erechim, pretendendo assim aproximar parceiros e comunidade ao IFRS e criando, assim, a expectativa de atender um público ainda maior. Tendo como ponto principal os pitchs de negócios e um problema real das indústrias de confecção de Erechim, possibilitará aos participantes o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, capacidade empreendedora e oportunidade para aplicação e aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos relativos a área de Moda e Vestuário. Conclui-se que o projeto Desafio de Moda aproxima a comunidade externa ao IFRS Campus Erechim, exercendo a função de comunicador de cursos da área de Moda e Vestuário e captando parceiros para ações futuras, além de reforçar a importância do setor de vestuário na região do Alto-Uruguai, conferindo-lhe ainda mais visibilidade.

 


Palavras-chave


Vestuário; Desenvolvimento; Empreendedorismo; Criatividade

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