Última alteração: 06-03-2018
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como finalidade oferecer acesso ao ensino superior na rede federal ou o financiamento de uma faculdade privada. A avaliação é composta por quatro provas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova apresenta 45 questões objetivas, além de uma redação sobre determinado tema, compreendendo competências e habilidades específicas. Observamos a necessidade de um suporte no âmbito escolar aos estudantes que anseiam em ingressar em uma universidade a partir do ENEM. Diagnosticamos que eles possuem dificuldade, em especial, na área de ciências da natureza. Desse modo, desenvolvemos um projeto que consiste em oficinas para sanar as dúvidas pertinentes a esses conteúdos. Os objetivos das oficinas compreendem não somente apresentar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aos participantes e discuti-la, mas também evidenciar a importância da leitura reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a realidade em que estão inseridos, através da reflexão sobre a constituição da prova e de sua análise crítica. As oficinas acontecem no turno inverso e contam com o auxílio de seis professores do Campus Osório, dois para cada disciplina: biologia, física e química. O público-alvo são os alunos do quarto ano do Ensino Médio Técnico Integrado e os alunos do terceiro ano das Escolas de Ensino Médio Públicas. Conforme verificado no desempenho do projeto no ano anterior, analisamos o que poderia ser aprimorado ou mantido. Assim, optamos por melhorar a divulgação, aumentar o período de duração dos encontros e ampliar o público-alvo. Disponibilizado um espaço para que os participantes exponham suas dúvidas, tanto presencial quanto virtualmente, bem como avaliações das oficinas. Até o momento, os participantes engajados ao projeto mostram-se satisfeitos com os resultados obtidos e com a metodologia aplicada.