Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Espetáculo Afro-Indígena: musicalização socioeducativa
Leonardo Pereira dos Santos, Agnes Schmeling

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


colonização do Brasil compreende uma série de delitos, e um dos maiores deles é aescravização dos índios e negros. Os povos nativos ou trazidos para tornar-se mão de obraescrava brasileira sofreram hostilidades apoiadas pela discriminação racial. No entanto, aindaque a segregação tenha sido evidente, negros e indígenas fazem parte da construção daidentidade brasileira. Culturalmente, o preconceito histórico contra as expressões dessespovos sufocou muitos elementos na sociedade, notável até a atualidade. Assim, é necessárioque existam ações socioeducativas voltadas ao resgate cultural dessas raízes brasileiras,debruçando-se na Lei nº 11.645/08, que dispõe da obrigatoriedade da discussão da história ecultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Unindo ensino e extensão, o ProgramaMúsica no IFRS – Campus Osório encontrou, em 2017, uma forma, de discutir essa temáticacom jovens do litoral norte gaúcho. Buscando um resgate das raízes culturais brasileiras, oprojeto de extensão Espetáculo Afro-Indígena se alia ao projeto de ensino Coral Jovem,buscando promover o reconhecimento e a valorização dessas culturas. Através de pesquisasbibliográficas e de campo, estudantes vinculados ao projeto de extensão buscaram acompreensão de aspectos dos povos afrodescendentes e indígenas para construir umespetáculo artístico-musical recheado por elementos desse resgate cultural. Em parceria comos 33 jovens cantores, moradores de diversas cidades da região, construiu-se um espetáculocomposto por três momentos: (i) resgate da origem africana e indígena; (ii) ambientação dasculturas nos dias atuais e (iii) afirmação cultural. Além das canções escolhidas com base empesquisas realizadas pelos bolsistas e voluntários e sugeridas pelos participantes, todos osmomentos propostos são permeados por elementos específicos característicos, comoinstrumentos musicais, figurinos e cenas. Adiante à construção do espetáculo, o próximopasso é a divulgação à comunidade por meio de apresentações artísticas. Até o presentemomento, o espetáculo já foi apresentado, em versões parciais, em cinco eventos, realizadosem duas cidades do litoral norte gaúcho. Como trabalho futuro, pode-se elencar trêsapresentações confirmadas até o final do ano. Desta forma, a música tem se mostrado comouma grande potencialidade para a discussão da temática, tanto para os participantes quantopara os espectadores, dos quais os feedbacks são positivos. A atividade, além decomplementar o projeto de ensino parceiro, alcança seus objetivos por proporcionar espaçosde diálogo e reflexões acerca das expressões culturais brasileiras, promovendo e divulgandoum resgate e impulsionando a apreciação da diversidade cultural.


Palavras-chave


Educação musical; Diversidade cultural; Cultura afro brasileira; Cultura indígena; Canto coral

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