Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Pré-IF: expectativas e possibilidades de formação
Cristina Engelmann, Maicon Camargo Faés, Fernanda Zorzi

Última alteração: 02-03-2018

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma ação desenvolvida por bolsistas do Programa de EducaçãoTutorial - PET Matemática do IFRS - Campus Bento Gonçalves. O PET - Matemática busca,em suas atividades, propiciar a ampla formação do bolsista e a interação com a comunidadeescolar. A proposta de Formação Preparatória para Ingresso no Nível Médio do IFRS - BG(Pré-IF), foi formulada na intenção de contribuir com os discentes do nono ano do ensinofundamental da educação básica de escolas de Bento Gonçalves e região na preparação parao processo seletivo de nível médio em uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Oprograma Pré-IF foi divulgado nas escolas através da Secretaria Municipal de Educação doMunicípio de Bento Gonçalves, da 16ª Coordenadoria de Ensino, via Facebook do PETMatemática e através site da instituição. As inscrições foram realizadas via e-mail.Inicialmente foram ofertadas 30 vagas, devido ao grande número de inscrições, optou-se porformar duas turmas, para atender a totalidade dos inscritos. Serão realizados dezesseteencontros semanais, que ocorrem às terças-feiras, de agosto a novembro, contemplando asáreas exigidas no processo seletivo - matemática, português, história, geografia e ciências. Oprograma conta com a colaboração de docentes, servidores, alunos e bolsistas do PET –Matemática, do Campus BG, para ministrarem os encontros. Está prevista a realização de umsimulado, organizado pela equipe de docentes e bolsistas com o objetivo de compreenderquais são as principais dificuldades dos alunos, as quais serão discutidas nos dois últimosencontros do programa Pré-IF. Também está prevista a realização de um questionário comos participantes, afim de se obter um feedback do processo. A Formação Preparatória paraIngresso no Nível Médio do IFRS – BG, nasceu a partir da intenção e desejo de bolsistas doPET – Matemática em desenvolver um projeto que atendesse discentes de diversas esferasescolares, visto a grande demanda de estudantes que buscar a aprovação no processoseletivo de nível médio no IFRS, além de proporcionar aos bolsistas a oportunidade de atuarem sala de aula, contribuindo para a ampla formação acadêmica. A experiência de planejar edesenvolver um programa que abrange estudantes de diversas escolas, cidades, docentes eservidores serviu como uma oportunidade de vivenciar aspectos da gestão escolar e dadocência.

Palavras-chave


Formação docente; PET – Matemática; Processo seletivo; Transição Ensino Fundamental/Médio

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