Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Em busca de novas perspectivas: um projeto de reformulação da identidade visual de uma entidade sem fins lucrativos da cidade de Feliz – RS
Adilson Luiz Neitzel Crist, Michelle Thums, Rafael Pires da Silva, Carin Maribel Koetz, Paula Biegelmeier Leão, Ricardo Sampaio, Cristina Ceribola Crespam

Última alteração: 02-03-2018

Resumo


O processo de planejamento estratégico inclui em seu desenvolvimento a formação dasestratégias que deverão ser seguidas a fim de atingir aos objetivos organizacionais, de modoque o projeto “IFRS Soluciona – desenvolvendo consultorias organizacionais”, em suasegunda edição, emana de um processo de administração estratégica, ocorrido na primeiraedição desenvolvida no ano de 2016. A entidade beneficiada na primeira edição apresentouinteresse em desenvolver no ano de 2017 com maior profundidade uma das estratégiasapresentadas, relacionada à área de marketing e com foco na identidade visual. Assim, opresente projeto tem por objetivo prestar consultoria organizacional para uma entidade semfins lucrativos de cunho social atuante na área de abrangência do IFRS - Campus Feliz,possibilitando a aplicação do conhecimento acadêmico construído nos cursos da instituiçãoem prol do desenvolvimento técnico, científico e social da região. No que diz respeito àrealização da estratégia escolhida pela entidade para a renovação de sua identidade visual,utilizou-se como metodologia uma ferramenta estratégica, conhecida como branding, que serefere à gestão da marca. O branding desenvolve-se a partir de um conjunto de práticas etécnicas para consolidar e agregar valor a marca e todos aspectos relacionados à identidadevisual. Para isso buscou-se entender os objetivos da entidade, através de reuniões com aequipe gestora da entidade e de entrevistas semiestruturadas com os alunos, consolidandoseos principais valores por eles destacados. Desenvolveu-se ainda o processo de criação deslogan, por meio dos valores percebidos, bem como a proposta de naming, que figura noprocesso de criação de nomes para marcas e produtos. A partir destas etapas, buscar-se-áainda desenvolver estratégias internas e externas de comunicar a nova marca para seupúblico interno e externo envolvidos direta e indiretamente, também chamados destakeholders. Com o desenvolvimento da consultoria, espera-se auxiliar a entidadebeneficiada, no que se refere à reformulação da sua identidade visual. Já como resultado paraa instituição, espera-se promover uma maior aproximação com a comunidade, pois a mesmaparticipa desse projeto desde a sua concepção, bem como diretamente no processo decisório.


Palavras-chave


Entidades sem fins lucrativos; Consultoria organizacional; Marketing; Identidade visual

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