Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Robotica desde piá
Caroline Silva Souza, Gabriel de Souza Cunha Lopes, Serguei Nogueira Silva

Última alteração: 02-03-2018

Resumo


O projeto “Robótica desde Piá” foi criado com intuito de levar a robótica para dentro da salade aula, fazendo assim, com que os jovens se interessem e fiquem mais atentos quanto aessa parte da tecnologia que hoje em dia se torna muito mais fácil com a integração dosestudantes adolescentes. Com o intuído de repassar informações, foi criado esse projeto querepresentará uma nova forma de programação, com um jeito mais fácil e uma interfacedescontraída, de modo que atraia a atenção dos jovens e que os ensine a programar. Comoresultados tem-se através da robótica a interdisciplinaridade nas escolas de ensinofundamental, melhorando o aprendizado, ao ponto desta prática já ser incorporada aocurrículo escolar em alguns países desenvolvidos. Nos últimos anos tem-se um rápidodesenvolvimento de kits de robótica fabricados através de tecnologias de prototipagem rápidacom controle utilizando controladores opensource como o arduino, gerando uma reduçãosignificativa nos custos dos “kits de robóticas”. Este trabalho tem por objetivo a capacitaçãode professores e alunos da rede de ensino fundamental da cidade do Rio Grande na área derobótica. Como metodologia serão adquiridos/construídos robôs móveis a partir da utilizaçãode componentes de tecnologia livre, controlados por arduino. No Núcleo de Tecnologias Livres(NTL) do IFRS Campus Rio Grande será desenvolvido uma metodologia de treinamento ematerial didático, sendo ofertados cursos de robótica básica para alunos de ensinofundamental da rede pública. A metodologia adotada consiste na elaboração de um materialdidático composto de apostila, robô e programa para a introdução da robótica nos alunos doensino fundamental. Com a utilização de componentes de baixo custo, quando comparadocom kits de robótica comerciais, pretende-se viabilizar a utilização destes recursos, de modointerdisciplinar, com as disciplinas comuns do ensino fundamental. A carga horária do cursoassim como a metodologia adotada será definida após reunião com os docentes de umaescola de ensino fundamental a ser desenvolvido o curso piloto.


Palavras-chave


Robótica; Tecnologias livres; Educação juvenil

Texto completo: PDF