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“Lógica na Escola”: mobilizando a resolução de problemas na Educação Infantil e Ensino Fundamental
Natã Molina da Fontoura, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 02-03-2018

Resumo


Todo ano é realizado a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, conhecida também comoProva Brasil, cujo intuito é auxiliar no cálculo do Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica no Brasil (IDEB). O teste é aplicado com alunos do quinto e oitavo ano do EnsinoFundamental e é constituído por questões de língua portuguesa e matemática. Visandomelhorar o desempenho nesta avaliação na área de matemática de uma escola públicamunicipal de Caxias do Sul, criou-se o projeto “Lógica na Escola”, que consiste noplanejamento de atividades que envolvam a lógica de forma interdisciplinar para seremtrabalhadas com a Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Prova Brasil, na área dematemática tem foco na resolução de problemas, logo, trabalhando-se a lógica com os alunos,é exercitado a capacidade de realizar relações com as informações dadas e elaborar umalinha de raciocínio de forma coerente. O projeto também possui o intuito de estimular osprofessores a utilizar a lógica em suas aulas, já que ela é uma ferramenta para criar umpensamento coerente. A escola, contemplada com o projeto, disponibiliza semanalmente umperíodo da aula denominado “Hora do Desafio” que tem duração de vinte minutos, onde todosos alunos são estimulados a solucionar os exercícios lógicos propostos. Dentre as atividadesjá realizadas, pode-se citar as “Situações Lógicas”, que é um jogo constituído por enunciadosdando dicas ao jogador que, por sua vez, deve relacionar essas dicas e conseguir resolver odesafio proposto no enunciado, semelhante ao “Teste de Einstein” conhecido na área dasexatas. Para esta atividade foi elaborada diversas situações de diferentes níveis dedificuldade, visando que todos os alunos possam participar da resolução de problemas.Compreende-se que o trabalho pedagógico com atividades de lógica, desde a EducaçãoInfantil trata-se de um investimento a longo prazo, para que essas crianças, futuramente,possuam uma capacidade de raciocínio mais desenvolvida, sendo capazes de exercitar opensamento de forma flexível e com mais facilidade na resolução de problemas de modogeral, referente a qualquer disciplina, área de conhecimento, ou situação problema docotidiano.


Palavras-chave


Lógica; Educação Infantil; Ensino Fundamental

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