Última alteração: 02-03-2018
Resumo
A Educação Básica brasileira tem sido alvo de inúmeras críticas, muitas referem-se à praticaeducativa desenvolvida por professores que atuam neste nível de ensino, etapa responsávelpela formação de crianças e jovens que têm sido cada vez mais desafiados pelas exigênciasdo mundo econômico e social. A preocupação com o contexto em que está inserida aEducação Básica, a luta pela educação que ofereça um conjunto sólido de conhecimentos evalores, possibilitando a formação de um cidadão consciente e crítico, se faz de extremaurgência, especialmente por parte da instituição pública, uma vez que esta é a única via deacesso ao conhecimento sistematizado produzido pela humanidade, por parte da classetrabalhadora, dos menos favorecidos economicamente. Consciente da responsabilidade doIFRS-Campus Ibirubá, enquanto instituição formadora de educadores e da evidência deproblemas enfrentados pelas escolas do município e região quanto ao aprendizado eprecariedade da atuação dos professores , especialmente, nos componentes curriculares queenvolvem as Ciências exatas, foi pensado e está sendo desenvolvido este programa, tendocomo objetivo principal contribuir para o repensar crítico-reflexivo das práticas pedagógicas,buscando a adoção de novas posturas em relação ao ensino das Ciências Exatas, àapropriação dos conhecimentos científicos, sua história e atividades didático pedagógicas queenvolvem diferentes campos do saber e suas tecnologias. O programa integra diversas açõescomo: projetos, oficinas, participação em eventos, elaboração de materiais, envolvendo osacadêmicos e professores do curso de matemática, profissionais e alunos das escolas domunicípio e região, fortalecendo o diálogo entre a instituição e a comunidade, contribuindopara formação continuada e inclusão social. Os efeitos positivos das ações que integram oprograma podem ser visualizados pelo bom nível de participação e envolvimento dosparticipantes (professores, alunos, funcionários) nas atividades programadas, como: semanaacadêmica, oficinas de jogos didáticos, oficinas sobre a tecnologia digital para o ensino, autilização do Laboratório do Curso de Matemática, proporcionando a aquisição de novossaberes e a inclusão científica e digital. Os resultados ainda não estão conclusos, muitos sãoos desafios a serem vencidos, mas podemos afirmar que pessoas que têm a oportunidade departicipar das atividades promovidas pelos membros do programa aprimoram seu ponto devista em relação às ciências exatas, deixando de serem simples consumidores automáticos etornando-se cidadãos capazes de refletir e tomar decisões conscientes.