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Kurumi Tiaraju: abordagem da realidade da comunidade indígena a partir de games
Milena Silva Braga, Luiz Gabriel Rebechi, Leonardo Reis da Silva, Bruno Côrrea de Almeida, Eduardo da Silva Lestch, Diana Cabral Cavalcanti

Última alteração: 02-03-2018

Resumo


Kurumi Tiaraju é um jogo didático de cunho sensibilizador que busca retratar a realidadeindígena. É um grande desafio fazer com que a toda a sociedade entenda os desafios e acultura indígena, pelo distanciamento e falta de visibilidade com a qual sofre este povo. Jogosservem como bons estimuladores na construção do pensamento, do conhecimento e daautonomia, além disso, são uma forma lúdica de abordar diversos temas, já que envolvem ousuário nas tramas vividas pelas personagens, logo, eficiente no processo de sensibilização.Tendo questões como esta em vista e, o contato com comunidades indígenas próximas, comoa aldeia do Sol Nascente, localizada na RS-389, e o anseio de colocar em prática habilidadesdesenvolvidas em sala de aula, e no projeto de extensão Grupo de estudo e desenvolvimentode games do Campus Osório, surgiu a ideia do desenvolvimento do jogo Kurumi Tiaraju. Onome dado ao jovem protagonista: Tiaraju, significa guerreiro do sol, em tupi guarani. Aescolha foi inspirada pelo consagrado livro O Continente, do escritor Érico Veríssimo, emhomenagem ao guerreiro guarani Sepé Tiaraju, declarado, no Rio Grande do Sul pela lei nº12.366, herói guarani missioneiro rio-grandense. Este nome, juntamente com o adjetivokurumi, também do guarani, que significa jovem, constrói o título do jogo, cujo o enredoconsiste em um pequeno guerreiro que busca proteger sua casa e a floresta dos fazendeiros.O cenário ilustra o constante conflito da comunidade indígena com a bancada ruralista e adificuldade do índio em manter sua cultura e seu povo vivos. Todo o jogo foi feito por meio douso de uma game engine e codificado nas linguagens de programação JavaScript e C#,juntamente com a edição das sprites. Este é um meio de aplicar os conhecimentos de sala deaula, também um meio de disseminar conhecimento, contribuindo com a consciência social,consolidando as raízes e identidade indígena, o que contribui com a comunidade indígena, jáque atrai visibilidade para ela, sua história, anseios e desafios sociais e, portanto, dá voz,sendo uma grande ferramenta de empoderamento à uma comunidade que é tão afetada pelainvisibilização e apagamento histórico.

Palavras-chave


Jogos educativos; Comunidades indígenas; Sensibilização

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