Última alteração: 01-03-2018
Resumo
No mundo moderno aqueles que estão à margem do conhecimento científico, nãocompreendem os fenômenos ao seu redor e acabam alienando-se a velhos dogmas einverdades. Aqueles que não são prestigiados com uma condição social privilegiada ou umaalfabetização cientifica adequada vêem suas vidas destinadas a uma estagnação científica esocial. O principal objetivo do conceito de alfabetização científica é a aquisição de uma posturacrítica frente aos fenômenos físicos, químicos, biológicos, realizando as conexões pertinentespara vencer os desafios do dia-a-dia. Nessa perspectiva percebeu-se em Ibirubá anecessidade da inclusão social de crianças carentes através das oficinas de alfabetizaçãocientífica. Este desafio tornou-se mais relevantes pela constatação de que no IFRS, CampusIbirubá não havia alunos do bairro Floresta, um dos mais carentes da cidade, evidenciando aestagnação social das crianças dessa comunidade. O projeto, que teve seu início no ano de2015, oferece a possibilidade de retirar essas crianças de uma inércia social estimulando-asa desenvolver a maior e mais complexa virtude humana, sua mente, através do sabercientífico, promovendo o pensamento crítico e aplicação dos conhecimentos na solução deproblemas cotidianos. As atividades são desenvolvidas na forma de oficinas semanais, comaulas práticas, interdisciplinares, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental dasescolas que se localizam no Bairro e suas proximidades e que frequentam o Centro SocialFloresta Nestor Mendes, Ibirubá, em turno inverso das aulas nas suas Escolas. O professorassume o papel de questionador, levando os alunos descobrirem procedimentos que levamàs respostas das questões levantadas. Os resultados são analisados numa abordagemqualitativa. Os temas abordados foram eletricidade, seus efeitos, suas aplicações e de formaintrodutória o conceito de notação científica. Os resultados positivos são sentidos pelo nívelde satisfação dos participantes, da utilização dos conhecimentos adquiridos em situaçõesfamiliares reais relatados por eles e do ingresso de alunos nos cursos oferecidos pelo campus,promovendo-se assim o início do processo de inclusão e o cumprimento da função social dainstituição. Considerando a realidade inicial do grupo participante, as atividades desenvolvidastêm proporcionado inúmeras descobertas, despertando o desejo de aprender. As oficinasencantam as crianças fazendo-as deslumbrarem-se com a aplicação da ciência emexperimentos simples, ao mesmo tempo que força o pensamento crítico para compreender oobjeto de estudo, em um processo que permite conjugar ação – reflexão – ação, no qual oaluno torna-se centro e sujeito de seu processo de alfabetização científica.