Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social
Bernardo Rota, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, Heilande Fatima Pereira da Silva, Rodrigo Farias Gama, Sandra Regina Zorzo Peringer, Vanussa Dobler de Souza, Ivo Mai

Última alteração: 01-03-2018

Resumo


No mundo moderno aqueles que estão à margem do conhecimento científico, nãocompreendem os fenômenos ao seu redor e acabam alienando-se a velhos dogmas einverdades. Aqueles que não são prestigiados com uma condição social privilegiada ou umaalfabetização cientifica adequada vêem suas vidas destinadas a uma estagnação científica esocial. O principal objetivo do conceito de alfabetização científica é a aquisição de uma posturacrítica frente aos fenômenos físicos, químicos, biológicos, realizando as conexões pertinentespara vencer os desafios do dia-a-dia. Nessa perspectiva percebeu-se em Ibirubá anecessidade da inclusão social de crianças carentes através das oficinas de alfabetizaçãocientífica. Este desafio tornou-se mais relevantes pela constatação de que no IFRS, CampusIbirubá não havia alunos do bairro Floresta, um dos mais carentes da cidade, evidenciando aestagnação social das crianças dessa comunidade. O projeto, que teve seu início no ano de2015, oferece a possibilidade de retirar essas crianças de uma inércia social estimulando-asa desenvolver a maior e mais complexa virtude humana, sua mente, através do sabercientífico, promovendo o pensamento crítico e aplicação dos conhecimentos na solução deproblemas cotidianos. As atividades são desenvolvidas na forma de oficinas semanais, comaulas práticas, interdisciplinares, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental dasescolas que se localizam no Bairro e suas proximidades e que frequentam o Centro SocialFloresta Nestor Mendes, Ibirubá, em turno inverso das aulas nas suas Escolas. O professorassume o papel de questionador, levando os alunos descobrirem procedimentos que levamàs respostas das questões levantadas. Os resultados são analisados numa abordagemqualitativa. Os temas abordados foram eletricidade, seus efeitos, suas aplicações e de formaintrodutória o conceito de notação científica. Os resultados positivos são sentidos pelo nívelde satisfação dos participantes, da utilização dos conhecimentos adquiridos em situaçõesfamiliares reais relatados por eles e do ingresso de alunos nos cursos oferecidos pelo campus,promovendo-se assim o início do processo de inclusão e o cumprimento da função social dainstituição. Considerando a realidade inicial do grupo participante, as atividades desenvolvidastêm proporcionado inúmeras descobertas, despertando o desejo de aprender. As oficinasencantam as crianças fazendo-as deslumbrarem-se com a aplicação da ciência emexperimentos simples, ao mesmo tempo que força o pensamento crítico para compreender oobjeto de estudo, em um processo que permite conjugar ação – reflexão – ação, no qual oaluno torna-se centro e sujeito de seu processo de alfabetização científica.


Palavras-chave


Alfabetização científica; Inclusão; Alunos; Interdisciplinaridade

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