Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Escrita e cidadania: a construção de espaços de protagonismo por meio da produção textual
Julia Ferri Pinto, Luana Silva Garcia, Lisiane Silveira Ferreira, Maitê Moraes Gil

Última alteração: 01-03-2018

Resumo


O projeto “Escrita e cidadania: a construção de espaços de protagonismo por meio daprodução textual” é desenvolvido no IFRS – Campus Osório e é composto por três alunas docurso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, que são orientadas pela professora MaitêGil. O projeto integra, em sua metodologia, ensino, pesquisa e extensão. O eixo do ensinoestá contemplado nas ações desenvolvidas em parceria com os professores das turmas de3º e 4º ano do EMI do campus; o eixo da pesquisa é atendido no processo de investigaçãorealizado sobre o método aplicado nas oficinas e os materiais utilizados nos momentos dedebate e de reflexão linguística que foram utilizados durante a realização das mesmas; e porfim, o pilar central deste projeto é o eixo da extensão, visto que principal objetivo é a realizaçãode encontros, com alunos de Ensino Médio de outras instituições da rede pública, dediscussão e de escrita sobre temas relacionados à sociedade contemporânea - como, porexemplo, a discussão acerca da violência contra a mulher - estabelecendo espaços deprotagonismo na formação cidadã por meio da produção textual. O propósito dos encontros étanto desenvolver a escrita dos alunos, a partir de propostas de produção textual baseadasem temas que dialoguem com a sua realidade, quanto incitar, através dessas discussões, atransformação do senso comum em pensamento crítico. Para ser possível alcançar o públicoalvo e suas diferentes necessidades, foram elaborados dois modelos de oficinas, o primeirocom encontros semanais com duração de duas horas, totalizando 10 encontros, no CampusOsório. E o segundo modelo, criado para atender a demanda dos alunos que não tinham adisponibilidade de comparecer aos encontros no campus, conta com 3 encontros, realizadosnas próprias escolas dos jovens interessados. Além desses encontros, houve ações emparceria com os professores de Língua Portuguesa e Literatura das turmas de 3º ano doEnsino Médio Integrado do campus. A principal justificativa deste projeto é o fato de que oempoderamento, por meio do desenvolvimento da noção de “autoria”, é um passo importantepara a diminuição da desigualdade social, pois estimula esses jovens a atuarem comocidadãos críticos e ativos diante de temáticas tão em voga. A busca pela participação efetivados atores sociais envolvidos é, então, o resultado esperado para este projeto.


Palavras-chave


Cidadania; Autoria; Escrita; Pensamento crítico

Texto completo: PDF