Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Música na Escola: práticas e reflexões
Natália da Silva Wouters, Agnes Schmeling

Última alteração: 01-03-2018

Resumo


O projeto de extensão Música na Escola: práticas e reflexões, vinculado ao Programa Músicado IFRS - Campus Osório, está em andamento desde 2016, sendo desenvolvido na EscolaEstadual Quilombola Santa Teresinha, em Maquiné/RS. Este projeto foi solicitado ao CampusOsório pela escola supracitada, quando esta foi contemplada com instrumentos musicais enão tinha professor de música para consumar a educação musical. Conta com a parceria da11ª CRE, da própria escola e da Prefeitura Municipal de Maquiné, que viabilizam a logísticado trabalho. Objetiva o desenvolvimento sociocultural da comunidade envolvida, sendo estacomposta por alunos do 7º, 8º e 9º ano e professores da escola; a promoção da cidadania; amusicalização dos participantes através de oficinas de flauta doce, percussão e violão; acapacidade de improvisar e executar arranjos musicais diferenciados e o incentivo edesenvolvimento da música na escola como área de conhecimento, efetivando o comprimentodas leis N° 13.278/16 e N° 10.639/03. A equipe do projeto é composta por cinco bolsistasPIBEX, três voluntários e pela professora de música do Campus Osório do IFRS, atendendocinquenta e seis alunos das séries finais do ensino fundamental e três professores da própriaescola. A metodologia utilizada para realização do projeto compõe-se por aulas presenciais epor reuniões de planejamento e avaliação das atividades, em semanas alternadas. As aulaspresenciais ocorrem quinzenalmente, nas segundas-feiras, com duração de 2h30min. Duranteo período em que o projeto vem sendo desenvolvido, percebe-se o quão positivo são osresultados obtidos, tanto no que se refere à formação dos alunos participantes, quanto dosbolsistas que evoluem no desenvolvimento de responsabilidades, trabalho em equipe,comunicação, maturidade, liderança, crescimento musical e pedagógico. Os alunosparticipantes evoluem nas aprendizagens musicais, expansão da criatividade, coordenaçãomotora, criação de vínculos afetivos, o que corrobora na minimização da timidez e na evoluçãode trabalhos em equipe. Com o desenvolvimento do projeto, tornou-se possível compreenderque a atuação da instituição vai além da sala de aula, proporcionando a inserção dos bolsistasem outras comunidades, explorando a diversidade cultural da região, acarretando noamadurecimento dos participantes em diversas áreas. Compreende o tripé institucionalextensão & ensino & pesquisa, uma vez que atende a comunidade externa, proporciona aosbolsistas a aquisição e aplicação de conhecimentos adquiridos na vida acadêmica(experiências pedagógicas, responsabilidades, organização, liderança) e necessita deconstante pesquisa para suprir os desafios surgidos a cada encontro.


Palavras-chave


Música; Oficinas; Educação musical

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