Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Banda Polisenso do IFRS, Campus Osório
Dayara Franco, Leonardo Hercílio, Agnes Schmeling

Última alteração: 01-03-2018

Resumo


A Banda Polisenso do IFRS - Campus Osório é um projeto vinculado ao Programa de Músicado IFRS - Campus Osório e foi criada em 2013 pelos primeiros bolsistas do Programa.Composta por alunos do Ensino Médio Integrado (EMI), sua formação é dinâmica, alterandoseanualmente e assim gerando uma maior diversidade e pluralidade musical. O repertório évariado, abrangendo a diversidade de estilos e temáticas. Atualmente ele conta com artistascomo Cindy Lauper, Clarice Falcão, Vanessa Carlton, Meghan Trainor, Ed Sheeran, ShaniaTwain, Amy Winehouse e as bandas Kansas, A-ha, Maneva, Kid Abelha, Foster The Peoplee Coldplay. O desenvolvimento de uma banda escolar foi possível graças ao fato da músicatornar-se uma disciplina, de acordo com a LDB/Lei 9.394/96 complementada pela Lei nº11.769/08, e posteriormente alterada pela Lei 13.278/16, que estabelece a obrigatoriedade doensino artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos da educação básica. O projetotem grande importância no meio escolar, pois desempenha o papel da comunicação entre amúsica e os jovens, visto que a diversidade de expressões artísticas é o laço que melhorestrutura uma comunicação concreta entre os jovens e a cultura. A Banda tem como objetivosdesenvolver um repertório popular e promover apresentações culturais na comunidade internae externa do campus, além de estimular a musicalização do público em geral. Sob direção deBruno Acosta e coordenação de Agnes Schmeling, a banda ensaia semanalmente, nassegundas-feiras das 19h até às 21h, pesquisando, escolhendo, arranjando canções erefletindo sobre seu fazer musical. Nesta trajetória, de seus cinco anos consecutivos, acumularesultados positivos que apontam para a importância das apresentações realizadas comoforma de incentivo à apreciação, ao aprendizado musical bem como à constituição de novosgrupos musicais. Seu processo de ensino-aprendizado é fundamental para a musicalizaçãodos participantes, além de desenvolver conhecimentos organizacionais e cognitivosfundamentais. A banda contempla o tripé institucional extensão & ensino & pesquisa, poisproporciona atividades na comunidade externa, faz com que os participantes apliquem osconhecimentos adquirido na vida acadêmica e pesquise constantemente os repertórios.

Palavras-chave


Música; Banda; Jovens

Texto completo: PDF