Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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POEMA: juntos na construção de práticas pedagógicas
Franciele Krein, Simone Maffini Cerezer

Última alteração: 01-03-2018

Resumo


O Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática (POEMA) promovido pelo Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas, tem comopressuposto, nesta 3ª edição, desenvolver uma prática de formação continuada e a trocarecíproca de experiências entre professores de Matemática da rede municipal de Canoas,docentes do IFRS – Campus Canoas e licenciandos do curso de Matemática do IFRS –Campus Canoas, a fim de contribuir para melhorar a qualidade do ensino da Matemática naEducação Básica. As oficinas de ensino de Matemática são planejadas pelos docentes doIFRS – Campus Canoas e pela bolsista do POEMA com atividades que proporcionam melhorcompreensão dos conceitos matemáticos e auxiliam a aprendizagem dos alunos, como autilização de materiais manipuláveis, resolução de problemas, modelagem matemática, jogosde tabuleiro e das tecnologias da informação e comunicação. Nesse sentido, o projeto visadar subsídio aos professores de Matemática da rede pública do município de Canoas e aosdiscentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Canoas para o uso dediferentes práticas associadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática. As oficinastambém proporcionam aos participantes um espaço para troca de ideias, experiências ereflexões a partir da realidade e das dificuldades existentes. A troca de experiência tem comobase a concepção de que os saberes não são construídos exclusivamente na academia, mastambém na prática cotidiana dos professores. A oportunidade de compartilhar, aprender erepensar sobre suas práticas, além de explorar materiais concretos que auxiliam navisualização e entendimento para resolução de problemas, foram os aspectos positivosdescritos pelos participantes do POEMA, em média dez (10) em cada oficina. Espera-se,dessa forma, que este intercâmbio entre docentes e discentes, as diferentes práticas e a(auto)capacitação oportunize melhoras na prática docente dos envolvidos e colabore paraalterar a situação desfavorável que caracteriza o ensino de Matemática no Brasil.

Palavras-chave


Formação Continuada; Ensino e Aprendizagem de Matemática; Ensino Fundamental; Município de Canoas/RS

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