Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Programa das Plantas Medicinais: fomentando o conhecimento sobre o uso das plantas medicinais para o cuidado holístico da saúde humana.
Julia Pankoski Machado, Matheus Augusto Moraes Bombassaro, Artur da Conceição Camargo, Maria Gabrielle Romero dos Santos, Luigi Augusto Fiorentini, Raquel Margarete Franzen de Ávila

Última alteração: 08-02-2018

Resumo


A Política Nacional de Educação Popular em Saúde, orienta às equipes de saúde agregando saberes genuínos da população, sobre as todas as possíveis formas de cuidados que visam a prevenção e a recuperação de enfermidades de maneira diferente aos procedimentos habituais da ciência moderna. As Práticas Integrativas e Complementares – PICs, contemplam recursos terapêuticos que envolvem mecanismos naturais que previnem e recuperam a saúde e vinculam o ser humano a sociedade e natureza. Desde 2009, o Programa de Extensão das plantas medicinais: educando para a saúde – PEPM, desenvolve ações que buscam resgatar a alimentação saudável, o autocuidado natural através do uso de plantas e extratos medicinais. Também contribui na orientação sobre práticas complementares dos cuidados em saúde, previsto pela Política Nacional das Plantas Medicinais junto ao Sistema Único de Saúde – SUS,unindo o conhecimento empírico ao mundo acadêmico, capacitando entidades de saúde e escolas sobre o uso das plantas medicinais no cuidado natural. Além do trabalho nas hortas escolares, de 2015 à 2017 ampliou-se o convênio com a Secretaria Municipal da Saúde, passando a agir na Atenção Básica e Média, reforçando a premissa de que o cuidado genuíno é a principal fonte de formação para fomentar a educação popular em saúde. Ainda, o PEPM atende a demanda interna de produção dos espécimes vegetais que são usados na Seção de enfermagem do Câmpus – BG e na doação de mudas às escolas e eventos. Como metodologia de trabalho com o público interno, a orientação em saúde natural é pontual em cada atendimento na enfermagem, realizam-se oficinas com os educandos e acadêmicos, assim como ações acerca de alimentação saudável no refeitório. Ao público externo, são feitas capacitações, ações de sensibilização com a comunidade em geral e Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Atenção Psicossocial, através de rodas de conversas, workshops sobre alimentação saudável, cozinhaterapia, hortaterapia, aromaterapia, uso das plantas e suas interações medicamentosas. Em oito anos de ações, o programa já atingiu vinte escolas de ensino infantil, fundamental e médio do município e do estado, quatro ESF, um Centro de Atenção Psicossocial, totalizando 10.000 indivíduos Na Seção de enfermagem do Câmpus atende-se anualmente 5.918 pessoas, destas 80% se aplica a fitoterapia. As práticas naturais constituem o cuidado holístico, atrelando-se ao desenvolvimento sustentável, orienta a humanidade para viver em harmonia com a natureza, restabelecer a saúde de todos epreservar a integridade do meio ambiente no qual todos nós vivemos.


Palavras-chave


Plantas medicinais; Saúde; Educação

Texto completo: PDF