Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Cine Inclusão: buscando novos olhares acerca da inclusão
Rafaela da Silva Andreoli, Aline Dubal Machado

Última alteração: 08-02-2018

Resumo


Cine Inclusão é uma proposta do Programa de Extensão Vivenciando Educação Inclusiva, este que é vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. Ocorrendo desde 2015, utilizando o cinema como ferramenta, para adentrar em temas tão importantes, de forma mais atrativa, abrangendo diversos aspectos da inclusão, garantindo a Política das Ações Afirmativas do IFRS, ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e de necessidades específicas, para a defesa dos direitos humanos. Tem como objetivo, a partir da exibição de filmes e debates, desmistificar os conceitos excludentes, que tanto persistem em nossa sociedade, abrindo para um novo olhar inclusivo. O Cine Inclusão ocorre em sessões bimestrais, com filmes previamente escolhidos pela equipe, de acordo com a temática envolvida, com a participação de convidados e comunidade externa. Onde seguido da exibição do filme, há um debate, com os participantes, onde podem contar suas vivências e manifestar suas dúvidas. Ocorreram esse ano três sessões do Cine: A primeira deu-se entre os alunos do ensino médio do IFRS - Campus Osório e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Capão da Canoa - RS, sendo assim uma “Sessão Extraordinária”, com a temática Depressão; A segunda ocorreu para a comunidade externa com a temática Inclusão de pessoas surdas na nossa sociedade; A terceira em parceria com o projeto de extensão “Reflexões sobre o Processo Inclusivo”, houve a exibição de um filme inteiramente acessível, onde muitos participantes pela primeira vez assistiram a um filme, que atendesse às suas necessidades específicas. As avaliações ocorrem em cada sessão, sucedendo de duas maneiras: A primeira durante o debate, onde os participantes, podem expressar seus questionamentos, bem como vivências; A segunda por meio de fichas avaliativas, onde podem expressar suas opiniões e sugestões para melhorias e adequações de futuras edições. A partir das fichas avaliativas, analisou-se que 90,5% concordaram plenamente que o tema abordado no filme propôs maior reflexões sobre inclusão, enquanto 100% indicariam o Cine Inclusão, isso mostra a grande aceitação do público. Além da grande aceitação do público, o Cine busca promover uma transformação social, visto que proporciona uma nova visão sobre Ensino, Pesquisa e Extensão, formando socialmente alunos, servidores e comunidade externa.

 


Palavras-chave


Inclusão; Cinema; Debate; Respeito

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