Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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PROPEL: implementação de uma sala ambiente dentro de uma proposta educacional
Karoline Ramos Viana, Cláudia Silva Estima

Última alteração: 08-02-2018

Resumo


O Programa Permanente do Ensino de Línguas, Literaturas e Assuntos Culturais (PROPEL), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Porto Alegre, atua em ações de extensão desde sua criação no ano de 2011. Dessa data até os dias de hoje, já atendeu mais de 4570 participantes da comunidade interna e externo do IFRS, com uma carga horária superior a 2487 horas. Entre as ações oferecidas, destacamos: Cursos de Línguas (espanhola, inglesa, LIBRAS, francesa e portuguesa), Ciclos de Cinema (Ciclo Cinema & Pensar, Ciclo de Cinema, Cultura e o Mundo do Trabalho: Intercâmbio Brasil Canadá), Eventos (Afrolinguagens, Enegrecendo Setembro, Feira de Trocas Solidárias, Lilicult/Língua Literatura e Cultura, Saindo do Senso Comum em 60 minutos), Oficinas e Palestras de assuntos variados. Além das promoções de ações educacionais, historicamente, o PROPEL tem buscado um espaço físico próprio para oferecer as suas atividades em ambientes mais apropriados ao seu perfil, que visam uma proposta interdisciplinar, dinâmica e interativa, diferenciadas da estrutura física da sala de aula tradicional. Em novembro de 2015, recebemos essas referidas salas. O presente estudo tem por objetivo apresentar essa trajetória e discutir a proposta educacional subjacente que tem se configurado nas suas instalações físicas. Mas, o que há de especial nessas salas? Qual é a proposta da Sala Ambiente do PROPEL? Como se organizam os alunos? Qual é a frequência para uso do local? Quem pode utilizá-lo? Como tem sido fisicamente estruturada? Com que recursos? Essas constituem algumas das respostas que pretendemos explicitar, assim como, levar ao questionamento, pois pretendemos que esse ambiente espelhe uma proposta de ensino fundamentada nos preceitos da interdisciplinaridade, da afetividade e que privilegie o uso de inteligências múltiplas, buscando, assim, o respeito às diferenças e às individualidades do processo de aprendizado daqueles que frequentam esse espaço. As salas estão sendo estruturadas a partir do ano de 2016 e pretendemos disponibilizá-las para o uso até novembro de 2017.



Palavras-chave


Educação; Cultura; Sala Ambiente.

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