Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Programa Litera Mundo
Aládia Silva Dutra, Luciane Alves Santini

Última alteração: 05-02-2018

Resumo


O programa de extensão Litera Mundo visa ampliar a leitura e a produção literária inclusiva por meio de projetos de compartilhamento de livros, rodas de leitura e discussão de livros de autoria feminina (com temáticas relacionadas ao NAAf). O programa justifica-se pela importância do ato de ler e pela relevância social para toda a comunidade, assim como um estímulo à produção intelectual. O objetivo principal é incentivar a leitura e viabilizar estratégias que permitam o acesso à leitura. É objetivo também a inclusão social dos grupos que não tem acesso a obras literárias, assim como estimular a produção textual, proporcionando encontros para efetivar a leitura e a discussão de temáticas relevantes, que coloquem a diversidade em foco. Dentre as ações promovidas pelo programa, destacamos o projeto leia mulheres IFRS, cujo objetivo é focar em atividades que proporcionem reflexões sobre a desigualdade de gênero, fomentando a presença da mulher na literatura por meio da leitura de obras escritas por mulheres, quase sempre ignoradas pelo cânone tradicional. Autoras mulheres são raras em livros didáticos – e até mesmo em manuais de literatura usados em faculdades de Letras de todo o país, que privilegiam obras de autoria masculina. Em função disso, muitas vezes a formação dos próprios professores se torna deficiente em termos de diversidade autoral, criando um círculo vicioso. Por isso, um projeto que foque na leitura de obras escritas por mulheres é uma forma de fazer justiça, trazendo textos que geralmente não são trabalhados na escola. O projeto se dá em reuniões quinzenais, sendo dada preferência a leitura de gêneros literários curtos, como contos ou crônicas. Os textos são lidos e discutidos nas mesmas reuniões, em uma espécie de clube de leitura. Após alguns encontros do projeto, pode-se verificar que leitura de obras de autoria feminina do leia mulheres IFRS proporcionou uma melhor e mais ampla visão sobre a falta de leituras de livros escritos por mulheres no Ensino Fundamental e Médio. As obras críticas trabalhadas abriram espaço para discussões acerca de diversos problemas sociais. As temáticas relacionadas ao NAAf foram pautadas e abordadas, partindo da necessidade do diálogo entre os participantes para se expor problemas sociais, percebendo-se a carência desses tipos de ações. Sendo assim, conclui-se que o programa atingiu os objetivos de forma efetiva, resultando em novos participantes a cada encontro e mobilizando o público interno e externo.

 


Palavras-chave


Leitura; Alfabetização; Produção literária; Solidariedade.

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