Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Oficina de Libras: ampliando o conhecimento da língua
Inaiê Bühler Marquês, Aline Dubal Machado

Última alteração: 26-01-2018

Resumo


O Projeto de Extensão Oficina de Libras faz parte do Programa Vivenciando EducaçãoInclusiva e é vinculado ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com NecessidadesEspecíficas. O projeto foi criado devido à falta de profissionais na área de educação inclusiva,que tenham o conhecimento de Libras, e o aumento de pessoas surdas ingressantes naeducação, assim, ampliando as oportunidades da comunidade surda para se comunicar emsua língua natural (Libras - Língua Brasileira de Sinais) na própria comunidade e também comouvintes, garantindo os direitos linguísticos e culturais da comunidade. O principal objetivo doprojeto é ampliar as oportunidades de acessibilidade comunicativa dos surdos nos diferentescontextos sociais, a partir da segunda língua oficial do Brasil, a Libras, para que sejamincluídos na sociedade e não sofram preconceitos de pessoas que não conhecem aimportância da língua e cultura surda. A ação é dividida em turmas de nível I, II e III e édesenvolvida através de atividades de expressão corporal e facial, tradução e interpretaçãoda Libras/Língua Portuguesa e Língua Portuguesa/Libras, exposição prática da Libras,dinâmicas, vídeos, exercícios, pesquisas em dicionários e algumas interações com acomunidade surda, que garantem um melhor aprendizado ao público. No primeiro semestrede 2017, a Oficina atingiu um grupo de 37 pessoas vindas dos municípios de Capão da Canoa,Cidreira, Imbé, Maquiné, Osório, Terra de Areia, Tramandaí, Xangri-lá e Santo Antônio daPatrulha. E, com a primeira avaliação do projeto obteve-se um resultado de que cem por centodos participantes acreditam que este atende de forma satisfatória aquilo que esperavamquando se inscreveram. Já no segundo semestre, o número de participantes está sendo de35 na turma de Nível I, vindos dos municípios de Osório, Xangri-lá, Capão da Canoa, SantoAntônio da Patrulha, Imbé, Tramandaí e Maquiné, e 30 no Nível II, vindos dos mesmosmunicípios dos participantes do primeiro nível, mas no lugar da cidade de Santo Antônio daPatrulha, no segundo nível há a cidade de Três Cachoeiras e ao invés de Maquiné há a cidadede Capivari do Sul. O projeto procura cumprir com a legislação que garante o direito dacomunidade surda formando pessoas capazes de comunicarem-se, interagirem e respeitaremesta comunidade, desta forma, incluindo os surdos na área da educação e na própriasociedade, tentando evitar ao máximo os preconceitos direcionados a mesma.

Palavras-chave


Libras; Acessibilidade; Educação; Inclusão

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