Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Litera Mundo: leia mulheres IFRS no Campus Viamão
Alejandro Rafael dos Santos Guerrero, Vanessa Hack Gatteli

Última alteração: 26-01-2018

Resumo


O programa de extensão Litera Mundo visa ampliar a leitura e a produção literária inclusivapor meio de projetos de compartilhamento de livros, rodas de leitura e discussão de livros deautoria feminina (com temáticas relacionadas ao NAAf). O programa justifica-se pelaimportância do ato de ler e pela relevância social para toda a comunidade, assim como umestímulo à produção intelectual. O objetivo principal é incentivar a leitura e viabilizarestratégias que permitam o acesso à leitura. É objetivo também a inclusão social dos gruposque não tem acesso a obras literárias, assim como estimular a produção textual,proporcionando encontros para efetivar a leitura e a discussão de temáticas relevantes, quecoloquem a diversidade em foco. Dentre as ações promovidas pelo programa, destacamos oprojeto leia mulheres IFRS, cujo objetivo é focar em atividades que proporcionem reflexõessobre a desigualdade de gênero, fomentando a presença da mulher na literatura por meio daleitura de obras escritas por mulheres, quase sempre ignoradas pelo cânone tradicional.Autoras mulheres são raras em livros didáticos – e até mesmo em manuais de literaturausados em faculdades de Letras de todo o país, que privilegiam obras de autoria masculina.Em função disso, muitas vezes a formação dos próprios professores se torna deficiente emtermos de diversidade autoral, criando um círculo vicioso. Por isso, um projeto que foque naleitura de obras escritas por mulheres é uma forma de fazer justiça, trazendo textos quegeralmente não são trabalhados na escola. O projeto se dá em reuniões quinzenais, sendodada preferência a leitura de gêneros literários curtos, como contos ou crônicas. Os textossão lidos e discutidos nas mesmas reuniões, em uma espécie de clube de leitura. Após algunsencontros do projeto, pode-se verificar que leitura de obras de autoria feminina do leiamulheres IFRS proporcionou uma melhor e mais ampla visão sobre a falta de leituras de livrosescritos por mulheres no Ensino Fundamental e Médio. As obras críticas trabalhadas abriramespaço para discussões acerca de diversos problemas sociais. As temáticas relacionadas aoNAAf foram pautadas e abordadas, partindo da necessidade do diálogo entre os participantespara se expor problemas sociais, percebendo-se a carência desses tipos de ações. Sendoassim, conclui-se que o programa atingiu os objetivos de forma efetiva, resultando em novosparticipantes a cada encontro e mobilizando o público interno e externo.


Palavras-chave


Educação; Literatura; Igualdade de gênero; Cultura

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