Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Horta escolar como instrumento de difusão da agroecologia
Gabriel de Oliveira, Matheus Saft do Nascimento, Wagner Ribeiro Gaier, Gustavo Otávio Koch, Adriana Regina Corrent, Jeferson Mateus Dariva

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


O Projeto Horta escolar é resultado de uma parceria entre o IFRS Campus Rolante e a EscolaMunicipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oldemburgo, em Rolante - RS. O desenvolvimentode uma horta orgânica na escola podeproporcionar aos educandos um modo alternativo dese relacionar com os conhecimentos curriculares das Ciências e um novo olhar para suarelação com o meio. Além da implantação e manutenção da horta orgânica na EMEFOldemburgo, este projeto também tem como objetivo valorizar a importância do trabalho e dacultura do homem do campo; difundir a Agroecologia; proporcionar experiência profissionalaos bolsistas estudantes do curso técnico em agropecuária do IFRS Campus Rolante; instigaros educandos a conhecerem o valor nutritivo dos alimentos cultivados, e compreenderem aimportância de uma alimentação equilibrada para a saúde; proporcionar à cooperação;promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar enutricional; oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos, inter etransdisciplinares. No mês de maio, após orientação e planejamento, os bolsistas realizaramatividades de medição da área destinada à horta, elaborando um croqui que representa oespaço disponível, bem como os elementos naturais já presentes. A área de 200 m²foisubmetida à calagem com 3t/ha de calcário dolomítico, e a adubação orgânica foi realizadacom 20L/m² de composto orgânico. Os canteiros foram confeccionados no formato circular,com 1 metro de largura, com a construção de drenos para o escoamento do excesso d’agua.Plantios iniciais foram realizados em junho, com mudas de alface, almeirão e chicória. EmAgosto e setembro foram realizados plantios de batata doce, batata Yacon e Inhame, no intuitode propagar e difundir estas espécies. No mês de setembro, estudantes e professores daEMEF realizaram o plantio de Milho crioulo. Durante os próximos meses serão intensificadosos plantios de primavera/verão, tanto de hortaliças como de Feijão, milho, mandioca etc. Ahorta encontra-se em implantação e à medida que vai se estruturando vai atraindo novoscolaboradores, que também sugerem e executam novos plantios. A horta tem surgido comoum novo espaço de aprendizado, a partir da indagação, da curiosidade e do trabalho coletivo.

Palavras-chave


Hortas escolares; Agroecologia; Produção orgânica

Texto completo: PDF