Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Monitoria ambiental para educação básica
Diovana Daugs Borges Fortes, Kellen Oliveira de Freitas, Robson Garcia da Silva, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


Este programa contribui para ações à educação ambiental. As ações com maior frequênciatem sido trilhas ambientais realizadas na Unidade de Conservação (UC) Parque MunicipalSaint Hilaire (PMSH) e a área verde do IFRS Campus Viamão, ambos em Viamão/RS, ainda,acompanhamento na implementação de hortas escolares em duas escolas de ensinofundamental da cidade. Este trabalho desenvolve um programa de educação ambiental emViamão de forma permanente, contribuindo na formação de cidadãos críticos, conscientes desuas atitudes e respeitando o ambiente, tendo melhor qualidade de vida. As ações desteprograma têm buscado proporcionar um aprendizado dos estudantes da educação básica, nasua formação como um agente ambiental. O trabalho é desenvolvido através da parceria coma secretaria municipal de educação. Assim, a educação ambiental se dá junto à trilha dacoruja, demarcada pelo PMSH. As atividades realizadas seguem um padrão estruturado coma gestão do Parque, através de uma breve apresentação da UC parque, a trilha com paradapara observação e explicação da vegetação e cursos hídricos e uma oficina com enfoque nasquestões de conservação e ecologia de paisagem, conforme a idade dos participantes.Buscou-se, até o presente momento, desenvolver o sentimento de pertencimento com aqueleespaço, através de sua percepção ambiental. Para às hortas escolares, auxiliaram-sedocentes a utilizarem estes espaços como ferramenta de educação ambiental e ensino dediversos conceitos de forma interdisciplinar. Ao longo deste programa, percebeu-se anecessidade de uma reflexão sobre estas práticas e como iniciativa pioneira originou-se ogrupo de estudos ambientais (GEAM), vinculado ao Curso Superior de Tecnologia em GestãoAmbiental, realizando-se a monitoria. Para o monitor o conhecimento, a troca intelectual e oenvolvimento com a comunidade externa têm auxiliado no planejamento de novas ações eretroalimentado as discussões do GEAM. Já se percebeu que a consciência ambiental tem sedifundido no ambiente escolar para além da questão de reciclagem de lixo, que hánecessidade de trazer a população para fazer uso do parque e usufruir das áreas de lazer emmeio natural é latente para a segurança e bem-estar da população. É possível reconhecer aimportância da educação ambiental em espaços extraclasse, envolvendo estudantes nosespaços da sua própria comunidade para alcançar o pertencimento do meio ambiente vividoe melhorar a qualidade de vida.

Palavras-chave


Ambiência; Monitoria; Percepção

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