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Desmistificando papéis sociais: implantação do NEPGS Campus Farroupilha do IFRS
Brenda Castaldo, Ana Laura Duarte Silva, Isabella Alves Cesaro, Daniela de Campos

Última alteração: 25-01-2018

Resumo


O projeto Desmistificando Papéis Sociais surgiu a partir da necessidade de se debater atemática gênero no ambiente escolar da cidade de Farroupilha, pois ainda se percebe queesse assunto e outros relacionados a ele, muitas vezes, são ainda tratados como tabus e sobum ponto de vista de preconceito. De acordo com a ONU Mulheres, entidade da Organizaçãodas Nações Unidas que discute e promove medidas voltadas à igualdade de gênero, umaforma eficaz para prevenção de violência e de combate ao machismo é discutir essa questãonas escolas. De acordo com essa entidade “as instituições de ensino [são] contextosprivilegiados para uma formação integral de meninos e meninas e para o exercício dacidadania, considerando seu papel na promoção de mudanças sociais” (ONU Mulheres,2016). Como os papéis de gênero são um produto histórico-cultural, e os indivíduos, que sãoos agentes transformadores da cultura, são resultado do meio social em que são criados, parapromover uma mudança é preciso intervir no ambiente onde são formadas opiniões epersonalidades. E um dos espaços privilegiados de formação de opinião é a escola. Dessaforma, o projeto tem como objetivo principal a troca de conhecimento e o fomento do debatedessa temática para a comunidade farroupilhense, em especial o público jovem, dentro doambiente escolar. O projeto também contempla outras ações e uma delas, foco dessaapresentação, foi a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade doCampus Farroupilha, uma vez que esse núcleo ainda não existia no campus, diferentementedas outras unidades do IFRS. O NEPGS do campus foi criado em 29 de maio desse ano econta com quinze membros, dos segmentos docente, técnico administrativo e discentes doIFRS, além de representantes da comunidade externa. Em suas reuniões periódicas,discutem-se possíveis ações que atinjam a comunidade local, organização de ações internase leitura e discussão de textos relativos aos assuntos pertinentes ao Núcleo. No que dizrespeito ao Projeto, ainda não dispomos de resultados conclusivos pois ainda se encontra emandamento, entretanto o objetivo de criar o Núcleo no campus e colocá-lo em funcionamentofoi um objetivo concretizado a pleno.

Palavras-chave


Gênero; Educação; NEPGS

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