" "

Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos do IFRS?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

• O trabalho a ser submetido ao 5º Seminário de Extensão (SEMEX) deverá ser elaborado de acordo com as normas da língua portuguesa.
  • O texto dessa submissão deve ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado de forma integral ou estar em análise para publicação por outro evento.

Autores

• O estudante que submeter o trabalho deverá ser o primeiro autor e o responsável pela inclusão dos nomes dos demais autores.
  • Os nomes dos demais autores, se houverem, deverão ser inseridos entre o nome do primeiro autor e o nome do orientador.
  • O nome do último autor a ser inserido é o do orientador.
  • Usar nome completo com iniciais maiúsculas, sem abreviações.
  • Informar o e-mail de cada autor.
  • Inserir a instituição de cada autor, seguindo o seguinte formato:
    Nome da instituição por extenso (SIGLA) - Campus Xxxxxxxxx. Cidade, sigla do Estado. Exemplo:
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS

Título e Resumo

• Título (formato) - Usar letra maiúscula nos seguintes casos: primeira letra do título, primeira letra de nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos.
  • Título (conteúdo) - Deverá ser claro, preciso e coerente com o conteúdo do trabalho.

• Resumo (formato) - Deverá ser elaborado de acordo com as normas da língua portuguesa, com no mínimo 300 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem negrito, sem sublinhado, sem recursos de html, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos, timbres ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, primeira letra de nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado verbo na terceira pessoa do singular.
  • Resumo (conteúdo) - Deverá conter: introdução com justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusões/considerações finais.
    a) Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância.
    b) Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho.
    c) Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados.
    d) Resultados parciais/finais: deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados.
    e) Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho do trabalho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho e sua importância.

Indexação

• Área - Digite uma das Áreas Temáticas da Extensão (Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Trabalho; ou, Tecnologia e Produção).
  • Edital - Informe o nome completo do edital ao qual este trabalho está vinculado, conforme Regulamento.
  • Palavras-chave - Insira de três a cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula.

Agências de fomento

• Agências/Instituição - Indique as agência que fomentaram ou fomentam o trabalho. Ex: CAPES, CNPq, FAPERGS, FINEP, IFRS, Empresa Privada, etc.

Itens de Verificação para Submissão

1. É de minha inteira responsabilidade os dados inseridos no Portal de Eventos.
  2. O texto dessa submissão é inédito, ou seja não foi publicado de forma integral, nem está em análise para publicação por outro evento.
  3. A submissão do trabalho está de acordo com as Normas para Elaboração do Trabalho.

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.