Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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EduMat: tecendo ações na escola
Leonardo Rafael da Silva dos Santos, Sabrina Arsego Miotto

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O projeto de extensão EduMat: tecendo ações na escola é voltado ao ensino de matemática para estudantes, que apresentem dificuldades de compreensão dos objetos matemáticos nas aulas regulares, matriculados no nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, localizada no bairro Fátima. O projeto é orientado pela professora Sabrina Arsego Miotto e desenvolvido, na escola, pelo licenciando do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul, Leonardo Rafael da Silva dos Santos. O projeto iniciou suas atividades em maio de 2016 e conta com a participação de cerca de 15 alunos, divididos em duas turmas, que são atendidas semanalmente no contra turno, pelo período de 2 horas. Os encontros são realizados nas dependências da escola e visam abordar conceitos da disciplina de matemática do ano corrente e outros que não tenham sido compreendidos durante a trajetória do aluno no Ensino Fundamental. As temáticas para os encontros foram definidas juntamente com a professora regente das turmas e com a coordenadora pedagógica da escola, que elencaram como prioridade resolução de equações, operações com números decimais, operações com números escritos na forma de fração, regras de sinais, regras de fatoração, leitura e interpretação de situações-problema e regra de três simples. Além disso, são discutidas com os alunos questões das provas dos processos seletivos para ingresso no Instituto dos anos anteriores, uma vez que muitos têm interesse em participar da seleção. A escola também participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, então são incluídas nas atividades, a resolução de questões pertinentes a essa prova, a fim de prepará-los para a mesma. A proposta dos encontros é abordar de forma diferente os conceitos matemáticos, fazendo uso, por exemplo, de jogos, softwares matemáticos e situações-problema, procurando promover o interesse dos estudantes e auxiliá-los na compreensão dos conceitos em que apresentam dificuldades. A participação no projeto é por adesão e segundo relato da professora, os alunos participantes já apresentam melhoras no seu aproveitamento escolar. Contudo, o projeto proporciona aos alunos da escola parceira mais um espaço de aprendizagem, oportuniza também ao licenciado uma vivência da prática docente que é de suma importância na sua formação acadêmica e aproxima o campus na comunidade local.


Palavras-chave


Educação; Matemática; Ensino

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