Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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O projeto de extensão: inclusão matemática
Rúbia Ness, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


Inclusão Matemática é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul, que tem como objetivos principais proporcionar aos licenciandos o primeiro contato com a educação inclusiva e aos alunos atendidos pelo projeto, a vivência de uma matemática de forma diferenciada através de monitorias, sanando as dificuldades de aprendizado na área. O projeto atende alunos com deficiência visual e um aluno tetraplégico. Para os alunos com deficiência visual, os licenciandos propõem oficinas, reforço escolar, monitorias relacionadas à disciplina de matemática, utilizando para isso materiais adaptados e confeccionados especialmente para esse tipo de público. As atividades ocorrem nas dependências do Instituto de Audivisão (instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer educação, habilitação e reabilitação de pessoas surdo-cegas, cegas e com baixa visão, visando a inclusão escolar e profissional) com atendimentos individualizados de aproximadamente 60 minutos. Esse ano o projeto já atendeu 13 alunos com deficiência visual, que compreendem desde a Educação Infantil até o Ensino Superior e Técnico. Nesse ano, por solicitação de uma professora do Atendimento Especializado de uma escola estadual de Caxias do Sul, o projeto começou a auxiliar um aluno com necessidades especiais (aluno com tetraplegia) que recebe exercícios domiciliares. Para esse aluno, as atividades são feitas em sua casa, na companhia desta professora. Para registro, a bolsista utiliza um diário de bordo descrevendo as atividades propostas, além do andamento das mesmas, tudo isso para ter um controle do atendimento, bem como para reflexão da prática exercida. Aos alunos da educação Infantil, esse atendimento auxilia na introdução de conceitos matemáticos de uma forma mais natural, aos alunos do Ensino Fundamental as atividades proporcionam uma melhora na sua rotina escolar, já para os alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos o projeto oferece oportunidade de melhorar seu desempenho, abrindo portas para continuarem com os seus estudos. Percebe-se que através das monitorias, os alunos têm uma maior familiaridade com a disciplina de matemática de forma prazerosa e objetiva. Aos licenciandos, a experiência, enquanto bolsista, com a educação inclusiva desenvolve um olhar diferenciado, criando novas formas de ensinar fazendo uso de recursos manipulativos para tornar o ensino mais acessível a todos.


Palavras-chave


Deficiência Visual; Educação Inclusiva; Inclusão Matemática

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