Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Estratégias para aumentar a atração e facilitar o aprendizado de química
Juliana Mignoni, Paulo Roberto Janissek

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


As dificuldades na aprendizagem de Química nas escolas vem sendo objeto de crescentepreocupação e pesquisas. Uma das causas apontadas é a desconexação dos conteúdos com a realidade, consequência da forma de ensino que prioriza a memorização, sem o entendimento e relações com o cotiano dos alunos. A partir desta premissa, este projeto apresenta ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, visando contribuir para o tema. A metodologia consiste inicialmente de uma pesquisa diagnóstico da situação atual, procurando identificar as principais dificuldades no aprendizado de química. Para os conteúdos mais problemáticos serão aplicadas estratégias que promovam a atração e conexões com o cotidiano dos alunos, facilitando o aprendizado. O projeto está sendo desenvolvido através da relação de bolsistas de extensão do Campus e estudantes de escolas da região. Assim, além da pesquisa e extensão, o ensino é também abordado, pois a realização de pesquisas investigativas na área de química permite a troca de conhecimento dos bolsistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Caxias do Sul, com os alunos e professores das escolas da região em que o Campus está localizado (Região Norte). Para o desenvolvimento do projeto foi estabelecida uma parceria com as professoras de química de uma escola estadual de ensino médio. Foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas com as professoras. Os resultados apontam que os alunos não relatam que tiveram aulas práticas ou relações do conteúdo com o seu cotidiano. As professoras relatam também as dificuldades em realizar estas demonstrações e conexões utilizando abordagens não convencionais. Na sequência do projeto, estão previstas abordagens pedagógicas que promovam a conexão dos conteúdos que serão trabalhados na disciplina de química com o cotidiano dos alunos, através de atividades e demonstrações práticas, e uma avaliação do impacto destas ações. Também estão previstas ações para estimular que alunos desenvolvam projetos de pesquisa para participar na mostra de ciências que já acontece na escola, e os melhores trabalhos apresentados na V mostra IFTec do IFRS Campus Caxias do Sul. Os resultados obtidos até agora são muito promissores, pois todos os participantes estão motivados e comprometidos. Conclui-se assim que os objetivos de promover o ensino, pesquisa e extensão estão sendo alcançados. Espera-se que mais projetos deste tipo sejam desenvolvidos e integrados, potencializando o impacto positivo que uma ação isolada tem para a melhoria do ensino.


Palavras-chave


Aprendizagem; Cotidiano; Química

Texto completo: PDF