Última alteração: 06-11-2016
Resumo
Esta ação extensionista consiste na continuidade do projeto de rádio escolar criado no ano de 2015 com foco na produção radiofônica de caráter educativo. Como justificativa, é possível dizer que criar programas radiofônicos, o que envolve atividades de escolha das pautas, na elaboração de roteiros e na gravação e edição do material em áudio, estimula significativos processos de aprendizagem, promovendo práticas colaborativas de criatividade e planejamento, e com isso configurando-se como uma ferramenta que possibilita articular conhecimentos escolares às afazeres de interesse dos alunos, além de promover uma melhor comunicação no interior da comunidade acadêmica, bem como entre comunidades interna e externa. O objetivo principal é criar uma maior articulação entre o espaço escolar e a comunidade externa, e oferecer ao estudante uma oportunidade de ampliar sua visão em relação as suas responsabilidades enquanto cidadão, e criando um canal de trocas de experiências entre os envolvidos. A metodologia do trabalho baseou-se, inicialmente, na organização estrutural da rádio (espaço físico e equipamentos). Em um segundo momento ocorreram as primeiras oficinas de produção radiofônica para os alunos, sendo abordadas temáticas relativas à produção de conteúdo radiofônico, equipe de produção e manuseio dos equipamentos. Prosseguiu-se com as atividades de elaboração de uma grade de programação e foram organizadas as equipes de produção de conteúdo e de gravação. Como resultado parcial, foram gravados e estão sendo transmitidos os programas de música, a divulgação de editais, programas de entretenimento e programas de entrevistas com professores do Campus, de outras instituições e com cidadãos da comunidade externa, a exemplo da entrevista realizada com o Cacique da comunidade indígena de Mato Preto. Também já foi iniciada a transmissão dos programas ainda que em caráter experimental de segunda-feira a quinta-feira das 19 horas até às 21 horas. Finalmente, o trabalho vem proporcionando integração entre os participantes do projeto e comunidade escolar, entre os alunos e os diferentes cursos e também com a comunidade externa. As perspectivas de expansão do projeto estão diretamente ligadas ao potencial dessa mídia que extrapola o campo da comunicação e é perfeitamente aplicável à práticas pedagógicas inovadoras onde, a título de exemplo, o educador poderá propor aos educandos a construção colaborativa de conteúdos radiofônicos a partir dos conhecimentos e competências trabalhados nas disciplinas específicas, garantindo uma aprendizagem construtiva, coletiva e compartilhada na comunidade.