Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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A rádio educativa como ação de extensão para divulgação do IFRS Campus Sertão
Yuri De Mello Alves, Eduarda Lia Zanchet, Michael Bombana, Élinton Wojeiechowski, Tiago Juliano Ferreira, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


Esta ação extensionista consiste na continuidade do projeto de rádio escolar criado no ano de 2015 com foco na produção radiofônica de caráter educativo. Como justificativa, é possível dizer que criar programas radiofônicos, o que envolve atividades de escolha das pautas, na elaboração de roteiros e na gravação e edição do material em áudio, estimula significativos processos de aprendizagem, promovendo práticas colaborativas de criatividade e planejamento, e com isso configurando-se como uma ferramenta que possibilita articular conhecimentos escolares às afazeres de interesse dos alunos, além de promover uma melhor comunicação no interior da comunidade acadêmica, bem como entre comunidades interna e externa. O objetivo principal é criar uma maior articulação entre o espaço escolar e a comunidade externa, e oferecer ao estudante uma oportunidade de ampliar sua visão em relação as suas responsabilidades enquanto cidadão, e criando um canal de trocas de experiências entre os envolvidos. A metodologia do trabalho baseou-se, inicialmente, na organização estrutural da rádio (espaço físico e equipamentos). Em um segundo momento ocorreram as primeiras oficinas de produção radiofônica para os alunos, sendo abordadas temáticas relativas à produção de conteúdo radiofônico, equipe de produção e manuseio dos equipamentos. Prosseguiu-se com as atividades de elaboração de uma grade de programação e foram organizadas as equipes de produção de conteúdo e de gravação. Como resultado parcial, foram gravados e estão sendo transmitidos os programas de música, a divulgação de editais, programas de entretenimento e programas de entrevistas com professores do Campus, de outras instituições e com cidadãos da comunidade externa, a exemplo da entrevista realizada com o Cacique da comunidade indígena de Mato Preto. Também já foi iniciada a transmissão dos programas ainda que em caráter experimental de segunda-feira a quinta-feira das 19 horas até às 21 horas. Finalmente, o trabalho vem proporcionando integração entre os participantes do projeto e comunidade escolar, entre os alunos e os diferentes cursos e também com a comunidade externa. As perspectivas de expansão do projeto estão diretamente ligadas ao potencial dessa mídia que extrapola o campo da comunicação e é perfeitamente aplicável à práticas pedagógicas inovadoras onde, a título de exemplo, o educador poderá propor aos educandos a construção colaborativa de conteúdos radiofônicos a partir dos conhecimentos e competências trabalhados nas disciplinas específicas, garantindo uma aprendizagem construtiva, coletiva e compartilhada na comunidade.


Palavras-chave


Educação; Educomunicação; Web Rádio.

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