Última alteração: 06-11-2016
Resumo
O curso “Arte e patrimônio histórico: o acervo da coleção de arte sacra do Museu da Cidade do Rio Grande como dispositivo educacional” configura-se como uma ação do projeto “Experiências artísticas no laboratório de ensino e criação 'Arte na Escola' do IFRS- Rio Grande”, vigente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande. O objetivo do curso é fomentar a formação continuada com os professores da rede básica de educação do município de Rio Grande no desenvolvimento de abordagens de ensino de arte que utilizam o acervo da coleção de arte sacra do Museu da Cidade do Rio Grande, bem como o espaço em que está exposto – o consistório da capela de São Francisco de Assis - como proposta educativa para o ensino de história da arte no Brasil e no município em seus diferentes períodos, contextos e movimentos. Nesta perspectiva, a metodologia da ação estrutura-se em cinco etapas: seleção dos docentes participantes, a partir de um acordo com a Secretaria de Educação da cidade; pesquisa sobre o acervo da coleção de arte sacra, analisando as peças constituintes em seus aspectos formais, históricos e artísticos; confecção de um catálogo educativo, a fim de auxiliar nas aulas de artes; discussão e avaliação do curso, momento reservado para debates acerca de possíveis abordagens e propostas de ensino de arte, tendo como norte a pesquisa realizada; aplicação dos estudos desenvolvidos, com base nas discussões e pesquisas. Neste momento, o curso está na primeira etapa, estabelecendo relações com a Secretaria de Educação, bem como a instituição na qual o curso será executado. O curso justifica sua pertinência não somente por trabalhar com a formação continuada, mas também por perceber a potencialidade da arte local como possibilidade para se desenvolver diferentes abordagens de ensino de arte nas escolas do município. Além disso, o curso justifica-se também pelo seu caráter valorativo acerca da história da arte na cidade, campo paulatinamente estudado, evidenciado pela escassez de referências e fontes de pesquisa. A tríade ensino, pesquisa e extensão está presente no curso em suas diferentes instâncias, seja na participação dos professores da rede pública (extensão); na pesquisa formal, histórica e artística do acervo (pesquisa); ou na confecção de um catálogo, para ser utilizado como auxílio nas aulas de artes (ensino). Desse modo, o curso, mesmo em seu início, revela sua potencialidade na qualificação e no incentivo à formação continuada.