Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Ciranda das palavras
Andriele Oliveira, Luciana Delgado da Silva

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O projeto Ciranda das palavras promove espaços de leitura e escrita nas comunidades de abrangência do IFRS Campus Alvorada, realizando: oficinas; clube de leitores; troca e empréstimo de livros; eventos culturais. Práticas significativas de leitura contribuem para a autonomia intelectual na formação de indivíduos leitores críticos, que compartilham o prazer de ler e fazem da escola e da sociedade lugares de discussão e transformação social. A desvalorização da leitura tem resultado em uma formação debilitada, dificultando o pleno exercício da cidadania. Justifica-se, assim, a necessidade de propagação de oportunidades diversas de letramento, cujo fomento, compromisso de responsabilidade social, compete às instituições de ensino e à sociedade como um todo. O objetivo central do Ciranda é promover a criação e a valorização de espaços de leitura, tomando a arte como provocadora da reflexão em torno das nossas ações, valores e realidades. As diversas atividades são realizadas a partir de demandas discutidas, planejadas, desenvolvidas e avaliadas com a comunidade. As oficinas acontecem mensalmente, com propostas de produção de escrita técnica e criativa, já foram realizadas quatro. O grupo de leitura tem encontros quinzenais, nos quais são realizadas práticas de seleção, leitura e debate de textos. O sistema de troca e empréstimo de livros é organizado em depositários móveis, com retirada e campanha de doação permanentes. Os eventos socializam o fazer artístico. O trabalho tem contribuído para a realização de um diagnóstico dos processos de leitura de nosso público, servindo de base para discussão, proposição e desenvolvimento de ações futuras de ensino, pesquisa e extensão. O sistema de trocas e empréstimos de livros tem agitado a escola e atraído atenção e adesão da comunidade. A bolsista diz aprender muito com o trabalho, ressaltando a motivação com as ações de apresentação do projeto em eventos. Ao concluir, ressaltamos que suas diversas ações artísticas e pedagógicas desenvolvem a criatividade, o senso crítico e o prazer envoltos no ato de ler o mundo, colorindo o dia a dia do campus e reconstruindo nossas práticas. São oportunidades de convidar a comunidade para conhecer, participar, intervir nas nossas propostas de promoção de educação, ciência e cultura. A equipe espera que o projeto siga qualificando hábitos de leitura e escrita e motivando ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.


Palavras-chave


Leitura; Letramento; Educação

Texto completo: PDF