Última alteração: 06-11-2016
Resumo
Enquanto sujeitos históricos e culturais, educador@s e educand@s, estão em permanente processo de humanização e integração, aprendendo a pensar e a refletir sobre as suas experiências. Enquanto educador@s, é saliente pensar a formação pedagógica como um dilema a ser desnudado a partir da concepção de prática e de teoria que são assumidas frente ao processo pedagógico. A necessidade de se trazer para o debate as relações de gênero e as diversas sexualidades dos sujeitos que constituem os espaços educativos nesta contemporaneidade, serviu de justificativa para este estudo. Diante disso, o objetivo deste foi problematizar como se estabelecem as relações de gênero e as relações de sexualidade no ambiente escolar, a partir de debates com professor@s que atuam em escolas da região da serra gaúcha. Sendo assim, como processo metodológico optou-se pela realização de atividades que se estendessem à comunidade, como a realização de palestras para professor2s de escolas públicas de municípios da serra gaúcha e para a Secretaria Municipal de Educação, a realização de um minicurso ministrado na VII Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS – Campus Bento Gonçalves, e a participação no 34° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) com uma apresentação oral, no Instituto Federal Catarinense. As experiências obtidas durante a realização das atividades demonstraram que, apesar dos debates constantes abordando as relações de gênero e sexualidade, esta temática ainda carece de maior enfrentamento por parte de toda a sociedade. Entretanto, a realização do estudo possibilitou que tanto bolsistas quanto participantes dialogassem com a temática gênero e sexualidade numa perspectiva de desafios e enfrentamentos e, nesta perspectiva, espera-se contribuir com o debate sobre a diversidade presente na escola possibilitando um novo olhar sobre a prática pedagógica.