Última alteração: 06-11-2016
Resumo
A Matemática é essencial e insubstituível, pois desenvolve o domínio de interpretação, os conceitos e a aplicação dos mesmos no cotidiano. Um dos problemas enfrentados pelos alunos é a incompreensão na leitura do enunciado do problema, implicando na falta de interesse em resolvê-lo. Esta dificuldade acentua-se em contextos de condições econômicas desfavoráveis. Assim, um dos objetivos deste trabalho, é a inclusão social através da divulgação científica a públicos em vulnerabilidade social. A falta de oportunidades para a capacitação continuada de profissionais responsáveis pela formação dos alunos é outro dificultador do processo de aprendizagem, por isso o programa contempla diversas ações vinculadas, sob a forma de projetos e oficinas, oferecendo formação aos professores da rede pública da região e aos licenciandos do Campus Ibirubá, buscando proporcionar o aprendizado crítico reflexivo, através do uso de recursos como software (Geogebra) e concreto (Multiplano). As ações de extensão também contemplam atividades junto às escolas, aplicando as atividades desenvolvidas diretamente aos alunos. A organização deste trabalho deu-se a partir das observações feitas durante o período de estágio dos licenciandos e partiu de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvendo-se numa perspectiva qualitativa, buscando a articulação dialógica com os envolvidos no programa. Contemplando o ensino são oferecidas, a partir dos dados coletados situações para a construção de conhecimentos matemáticos e de ferramentas didático-pedagógicas para intervenção na realidade local e regional, possibilitando aos licenciandos a relação teoria-prática. O trabalho desenvolve-se positivamente, com o envolvimento dos professores nas oficinas e de uma licencianda, usando o Multiplano na construção de conceitos matemáticos com um aluno surdo do Ensino Médio, com dificuldades de aprendizagem. Também está ocorrendo a divulgação da Instituição em toda a região, fomentando a participação no processo seletivo. Apesar das dificuldades, avalia-se positivamente o andamento do programa, este vem contribuindo para a melhoria do ensino aprendizagem, amenizando sentimentos de inferioridade e impotência, proporcionando formação crítica e social, o crescimento pleno das pessoas envolvidas e ampliando oportunidade a todos.