Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Socialização de saberes científicos das ciências exatas no contexto da comunidade local e regional
Bianca Laís Schrippe, Ângela Teresinha Woschinski De Mamann, Fabiane Beatriz Sestari, Heilande Fátima Pereira da Silva, Rodrigo Farias Gama, Sandra Rejane Zorzo Peringer, Ivo Mai, Vanussa Gislaine Dobler de Souza

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A Matemática é essencial e insubstituível, pois desenvolve o domínio de interpretação, os conceitos e a aplicação dos mesmos no cotidiano. Um dos problemas enfrentados pelos alunos é a incompreensão na leitura do enunciado do problema, implicando na falta de interesse em resolvê-lo. Esta dificuldade acentua-se em contextos de condições econômicas desfavoráveis. Assim, um dos objetivos deste trabalho, é a inclusão social através da divulgação científica a públicos em vulnerabilidade social. A falta de oportunidades para a capacitação continuada de profissionais responsáveis pela formação dos alunos é outro dificultador do processo de aprendizagem, por isso o programa contempla diversas ações vinculadas, sob a forma de projetos e oficinas, oferecendo formação aos professores da rede pública da região e aos licenciandos do Campus Ibirubá, buscando proporcionar o aprendizado crítico reflexivo, através do uso de recursos como software (Geogebra) e concreto (Multiplano). As ações de extensão também contemplam atividades junto às escolas, aplicando as atividades desenvolvidas diretamente aos alunos. A organização deste trabalho deu-se a partir das observações feitas durante o período de estágio dos licenciandos e partiu de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvendo-se numa perspectiva qualitativa, buscando a articulação dialógica com os envolvidos no programa. Contemplando o ensino são oferecidas, a partir dos dados coletados situações para a construção de conhecimentos matemáticos e de ferramentas didático-pedagógicas para intervenção na realidade local e regional, possibilitando aos licenciandos a relação teoria-prática. O trabalho desenvolve-se positivamente, com o envolvimento dos professores nas oficinas e de uma licencianda, usando o Multiplano na construção de conceitos matemáticos com um aluno surdo do Ensino Médio, com dificuldades de aprendizagem. Também está ocorrendo a divulgação da Instituição em toda a região, fomentando a participação no processo seletivo. Apesar das dificuldades, avalia-se positivamente o andamento do programa, este vem contribuindo para a melhoria do ensino aprendizagem, amenizando sentimentos de inferioridade e impotência, proporcionando formação crítica e social, o crescimento pleno das pessoas envolvidas e ampliando oportunidade a todos.


Palavras-chave


Divulgação científica; Formação docente continuada; Matemática

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