Tamanho da fonte:
Move On! Inglês na comunidade
Última alteração: 06-11-2016
Resumo
A língua inglesa é considerada uma língua franca, tanto no que tange à disseminação do conhecimento quanto na comunicação e na difusão cultural. Cada vez mais, o estudo dessa língua é considerado uma necessidade tanto para fins acadêmicos como para fins profissionais ou culturais. Embora a demanda seja real, o ensino dessa língua se dá, majoritariamente, através de cursos privados em escolas de idiomas, tornando distante a participação das comunidades mais carentes. Em conversas com os presidentes das AMOBs (Associação de Moradores) dos bairros que ficam no entorno do IFRS/Campus Caxias do Sul, sugeriu-se a oferta de um curso de Língua Inglesa de nível básico, ideia esta que deu origem ao projeto: Move On!. Tendo em vista que a região em que o campus está instalado é caracterizada por uma população de baixa renda e de alta vulnerabilidade social e ciente do papel social que o IFRS pode desempenhar nestes locais, entendeu-se que seria importante ofertar atividades no contraturno escolar para as crianças e adolescentes da comunidade. As atividades relativas ao curso desenvolvem-se em encontros semanais presenciais de 2 horas de duração, em turmas divididas pela faixa etária dos alunos, sendo uma turma destinada para crianças e jovens e outra turma destinada aos adultos. Como já referido, a proposta inicial era de que o público-alvo fosse somente crianças e adolescentes, entretanto, com a divulgação do curso, houve grande interesse do público adulto destes bairros, então, decidiu-se por iniciar mais uma turma. Alunos do IFRS também podem participar das aulas. As atividades são supervisionadas pela professora responsável, mas são planejadas e aplicadas por 6 estudantes voluntárias do projeto, oferecendo às discentes envolvidas a oportunidade de verificar seu conhecimento da língua e desenvolver novas potencialidades na medida em que as mesmas deixam de ser alunas para tornarem-se professoras/ mediadoras. Nesses meses de andamento do projeto, podemos perceber que as crianças e jovens envolvidos mostraram-se interessados e participativos, obtendo bom desempenho em aula. Com relação aos adultos, houve uma menor participação e, consequentemente, um desempenho menor comparado ao outro grupo. A expectativa da equipe é dar continuidade ao curso nos próximos anos, elaborando estratégias que aumentem o interesse e a permanência dos alunos, em especial do público adulto. O projeto cumpriu com o objetivo de ofertar um curso de Língua Inglesa de nível básico gratuito e de qualidade, além de contribuir para a aproximação entre o IFRS e as comunidades no seu entorno.
Palavras-chave
Língua inglesa; Ensino; Aprendizagem
Texto completo:
PDF