Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Move On! Inglês na comunidade
Bruna Bonatto, Erica Wolff Chies, Eduarda Dalmina Galioto, Francielli Rossa Mostardeiro, Luísa Biesek, Raiane Antunes da Silva, Vitoria Biesek, Manuela Damiani Poletti da Silva

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A língua inglesa é considerada uma língua franca, tanto no que tange à disseminação do conhecimento quanto na comunicação e na difusão cultural. Cada vez mais, o estudo dessa língua é considerado uma necessidade tanto para fins acadêmicos como para fins profissionais ou culturais. Embora a demanda seja real, o ensino dessa língua se dá, majoritariamente, através de cursos privados em escolas de idiomas, tornando distante a participação das comunidades mais carentes. Em conversas com os presidentes das AMOBs (Associação de Moradores) dos bairros que ficam no entorno do IFRS/Campus Caxias do Sul, sugeriu-se a oferta de um curso de Língua Inglesa de nível básico, ideia esta que deu origem ao projeto: Move On!. Tendo em vista que a região em que o campus está instalado é caracterizada por uma população de baixa renda e de alta vulnerabilidade social e ciente do papel social que o IFRS pode desempenhar nestes locais, entendeu-se que seria importante ofertar atividades no contraturno escolar para as crianças e adolescentes da comunidade. As atividades relativas ao curso desenvolvem-se em encontros semanais presenciais de 2 horas de duração, em turmas divididas pela faixa etária dos alunos, sendo uma turma destinada para crianças e jovens e outra turma destinada aos adultos. Como já referido, a proposta inicial era de que o público-alvo fosse somente crianças e adolescentes, entretanto, com a divulgação do curso, houve grande interesse do público adulto destes bairros, então, decidiu-se por iniciar mais uma turma. Alunos do IFRS também podem participar das aulas. As atividades são supervisionadas pela professora responsável, mas são planejadas e aplicadas por 6 estudantes voluntárias do projeto, oferecendo às discentes envolvidas a oportunidade de verificar seu conhecimento da língua e desenvolver novas potencialidades na medida em que as mesmas deixam de ser alunas para tornarem-se professoras/ mediadoras. Nesses meses de andamento do projeto, podemos perceber que as crianças e jovens envolvidos mostraram-se interessados e participativos, obtendo bom desempenho em aula. Com relação aos adultos, houve uma menor participação e, consequentemente, um desempenho menor comparado ao outro grupo. A expectativa da equipe é dar continuidade ao curso nos próximos anos, elaborando estratégias que aumentem o interesse e a permanência dos alunos, em especial do público adulto. O projeto cumpriu com o objetivo de ofertar um curso de Língua Inglesa de nível básico gratuito e de qualidade, além de contribuir para a aproximação entre o IFRS e as comunidades no seu entorno.

Palavras-chave


Língua inglesa; Ensino; Aprendizagem

Texto completo: PDF