Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Análise e construção de atividades para o ensino de mudanças climáticas e criosfera
Nayma Schonardie Rapkiewicz, Bruno Oliveira Mendes, Luiz Felipe Velho

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


Embora bastante inseridos no cotidiano das pessoas e, particularmente, dos alunos do ensino básico, os temas mudanças climáticas e criosfera demonstram-se, ainda que conhecidos, pouco compreendidos quanto a suas influências, causas e consequências. Nesse cenário, a ocorrência de equívocos conceituais torna-se comum, essencialmente nos ensinos médio e fundamental, onde muitos estudantes associam a ideia de que eventos ligados às alterações do clima acontecem em lugares distantes, e que pouco, ou nada, impactam em suas vidas. Diante dessa perspectiva, levando em consideração a grande parcela dos estudantes que possui como principal fonte de informação as mídias, as quais, muitas vezes proporcionam dados desatualizados e desprovidos de rigor científico, o projeto tem como objetivo envolver os alunos de graduação na elaboração de materiais capazes de proporcionar um outro olhar e uma nova forma de entendimento do assunto. Ainda, na expectativa de tornar possível uma maior conscientização dos alunos quanto às práticas do cotidiano e a importância do entendimento das interconexões ambientais, busca-se auxiliar e apoiar os professores do ensino básico, atentando para suas demandas e contribuindo com propostas de atividades capazes de complementar e integrar o ensino em sala de aula. Para tanto, baseando-se nas necessidades apresentadas por professores de escolas públicas de Porto Alegre, foram realizados levantamentos bibliográficos, reuniões semanais, e discussões em grupo, no intuito de decidir quais seriam os materiais passíveis de construção, para posteriormente serem colocados em andamento. Nesse contexto, além de transformar atividades elaboradas por professores do ensino básico em planos de aula com roteiros, a fim de melhorar as práticas pedagógicas, foi desenvolvido um quadro interativo e iniciada a construção de um jogo de cartas. Nesse cenário, a participação de professores e alunos se dá pela demanda apresentada, e futuramente, pela avaliação das atividades construídas. Por fim, é interessante ressaltar que os jogos desenvolvidos abrem espaços para diálogos e discussões a respeito do tema das mudanças climáticas e da criosfera, contribuindo para a formação dos sujeitos, através da promoção de valiosas reflexões, do incentivo ao pensamento crítico, e da aproximação entre o Instituto Federal - Campus Porto Alegre e as escolas.


Palavras-chave


Atividades pedagógicas; Educação ambiental; Questões ambientais

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