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Da argumentação à proposta de intervenção: traços e fatores essenciais à produção textual
Victória Lackman de Matos, Paola Schneider, Paula Biegelmeier Leão

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A redação é um dos critérios de avaliação mais importantes para o ingresso de um estudante em uma universidade, seja através do Exame Nacional do Ensino Médio ou através de concursos vestibulares. Contudo, apesar de ser um dos fatores decisórios, a produção textual nem sempre é desenvolvida de maneira profícua e adequada. Assim, por vezes, as práticas textuais acabam relegadas a segundo plano ou abordadas de forma descontextualizada, sendo o processo crítico de construção de sentidos postergado ou mesmo ignorado. Com a finalidade de preencher tal lacuna, criou-se o Projeto Redação para ENEM e Vestibular, que proporciona aos alunos da comunidade acadêmica da cidade de Feliz e região a prática de escrita e análise de textos dissertativo-argumentativos. O projeto tem como objetivo a transformação social dos alunos em autores mais críticos e conscientes dos processos de produção textual, imbuídos de um nível de consistência argumentativa mais elaborado. Para tanto, pesquisam-se e discutem-se elementos que sustentem a tese de cada aluno e enriqueçam as produções textuais. Tais dados são advindos especialmente das disciplinas de História, Geografia, Literatura, Estatística, Sociologia e Filosofia. Além disso, o Projeto Redação possibilita a duas bolsistas, alunas do Curso Superior de Licenciatura em Letras, experiências significativas de formação tanto docente (uma vez que auxiliam a preparar as aulas e a efetuar as correções de redações), como de pesquisa (ao desenvolverem estudos investigativos como o aqui proposto), e, por fim, de contato ativo com o contexto de extensão. O foco do presente trabalho é empreender uma análise dos parágrafos de conclusão das produções textuais realizadas, no sentido de avaliar em que medida os subsídios teóricos mobilizados nas aulas do Projeto Redação são, de fato, implementados nas propostas de intervenções dos textos produzidos. A metodologia envolve a seleção e a divisão dos textos em grupos, de acordo com a semana em que foram redigidos; bem como uma análise comparativa desses textos. Essa análise envolverá a avaliação das conclusões das redações, com atribuição de notas de acordo com o Guia de Redação do ENEM, especialmente no tocante à competência 5, relativa ao delineamento de propostas de intervenção. Serão comparados os textos produzidos para verificar se houve ou não aprimoramento na escrita dos parágrafos de conclusão. Apresenta-se a hipótese de que haverá melhora progressiva na escrita das propostas de intervenção e das conclusões de forma geral.


Palavras-chave


Redação; ENEM; Vestibular; Proposta de intervenção

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