Última alteração: 06-11-2016
Resumo
A Educação Ambiental é uma ferramenta que permite incentivar a buscar a conscientização e a preocupação das pessoas em relação às questões ambientais. O Projeto de Extensão que se encontra em desenvolvimento tem foco na Educação Ambiental de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Pantaleão Thomaz no município de Coxilha/RS, com o auxilio de ferramentas de geoprocessamento, além de jogos e atividades lúdicas. As atividades propostas têm ênfase na preservação dos rios e nascentes do município. O principal objetivo do projeto é realizar atividades de Educação Ambiental que enfatizem a proteção e preservação dos recursos hídricos. A metodologia está sendo desenvolvida em etapas: na primeira etapa foram planejadas atividades para onze aulas, além de uma saída a campo que permitirá que os alunos conheçam importantes nascentes no município de Passo Fundo. A segunda etapa consiste em colocar em prática as atividades planejadas. A última etapa consistirá na compilação e análise dos resultados encontrados. As atividades em sala de aula são desenvolvidas semanalmente, durante duas horas em cada uma das turmas (Turma “A” e “B”). O programa de Geoprocessamento utilizado para geração dos mapas utilizados é o Quantum Gis. O uso dos mapas tem como objetivo que os alunos possam colorir, conhecer e localizar os arroios, rios e nascentes do município, destacando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a vegetação ciliar. Durante o projeto estão sendo utilizados alguns questionários descritivos e questões de múltipla escolha, que servem para avaliar o entendimento dos alunos, analisar a relevância do projeto, os aspectos positivos, bem como identificar o que precisa ser melhorado. Os resultados encontrados indicam que os alunos estão gostando das atividades desenvolvidas. Além de prestarem atenção nas aulas, eles têm demonstrado empenho na execução das atividades. Nos dois questionários aplicados até o presente momento perguntou-se qual assunto cada aluno mais gostou de estudar. Dos 23 alunos que estavam presentes na aula, 22% respondeu que era sobre bacias hidrográficas, 18% sobre os rios, 13% sobre nascentes, 13% assuntos sobre a preservação da água e 9% sobre o ciclo da água. Diante dessa constatação, conclui-se que, até o momento, as atividades planejadas estão tendo efeito positivo, pois os alunos estão demonstrando interesse, compreensão e estão desenvolvendo o que é solicitado de maneira satisfatória.