Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

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Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão
Estéfani Maria Treviso, André Luiz Della Vecchia, Daiani Rossi, Gabriel Gubiani, Jordan Seibel Zago, Vanessa Carla Neckel, Naiara Migon

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


O projeto Ações Educativas sobre Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Social no Município de Sertão foi desenvolvido pelo NAPNE - Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e é realizado nas dependências do campus Sertão e na escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, situada no mesmo município. É feito uso de murais para divulgação e atividades alusivas á inclusão social com o intuito de amadurecer o espírito inclusivo já presente em cada individuo, desencadeando o processo integratório de diversidade na sociedade. O principal objetivo do trabalho extensionista é proporcionar aos discentes uma melhor compreensão do que de fato é a inclusão social, com atividades desenvolvidas e voltadas à inclusão social. Ações que exponham o dia-a-dia e a realidade vivida por deficientes, diálogos abertos com o esclarecimento de dúvidas relacionadas, brincadeiras inclusivas de modo que os alunos entendam a importância da inclusão desde o principio. Estes encontros são pré-definidos antecipadamente com a direção das escolas de acordo com a disponibilidade do bolsista e dos alunos que participarão do encontro, geralmente sendo as sextas-feiras. Os bolsistas envolvidos dedicam uma porcentagem do tempo da bolsa para fazer pesquisas e aprofundamento em assuntos que serão tratados, além da confecção de materiais que serão utilizados durante o encontro. Apresenta-se de uma forma geral nos murais informações que sejam interessantes ao leitor como curiosidades, dicas de filmes e livros, tipos de deficiência, fatores que as causam e a incidência desta na sociedade. O mural é recolocado semanalmente sempre às sextas-feiras à tarde e como as demais atividades também requerem momentos de pesquisas e estudos relacionados à inclusão social. De forma geral os murais servem como uma previa para os encontros realizados na instituição, servindo como um pré-contato com assuntos que serão discutidos posteriormente, pois na grande maioria das vezes os alunos estão totalmente despreparados ou até mesmo desconhecem as causas e as consequências das deficiências na qual retratamos. Os resultados são os melhores, pois é possível cumprir com os objetivos e ideias do projeto, como realizar atividades e ações educativas sobre a perspectiva da educação especial. O projeto é de extrema importância no cenário social atual, visto sua relevância para as pessoas com deficiência e para o público que carece de orientação quanto ao assunto, para que possamos proporcionar métodos e condições favoráveis para a inclusão nos espaços escolares.

Palavras-chave


Inclusão; Educação especial; Ações educativas

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