Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Extensão (SEMEX)

Tamanho da fonte: 
Do campus para a comunidade: projeto ComunicAção como ferramenta de divulgação de conteúdos didático-pedagógicos
Gabriela Hahn Pedroso, Gabriela Silva Morél de Oliveira

Última alteração: 06-11-2016

Resumo


A comunicação com os diferentes públicos estratégicos (stakeholders) é fundamental para a sobrevivência de qualquer instituição, especialmente as públicas, que devem primar pela transparência de suas ações. Com o objetivo de aprimorar esse processo e disseminar os conhecimentos produzidos e as ações realizadas pelo IFRS - Campus Osório nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão e pelos setores e núcleos, a Assessoria de Comunicação e o setor de Audiovisual criaram o projeto 'ComunicaAção: do campus para a comunidade'. Dele, nasceram dois produtos de divulgação que se mostram atrativos e de fácil acesso pela população em geral por sua linguagem simples e objetiva: o 'Escuta Essa', que consiste em pequenos programas radiofônicos com conteúdos didático-pedagógicos que são veiculados nas rádios da região em meio à programação, gerando novos conhecimentos aos ouvintes; e o 'Campus Osório Notícias', que apresenta em vídeo, no formato de jornalístico, os projetos, cursos e atividades que foram destaque a cada mês. Os programas são divulgados nas redes sociais do campus, alcançando um grande número de pessoas que se tornam potenciais multiplicadores das ações e conhecimentos originados no campus. O objetivo geral do projeto é ampliar e qualificar o processo de comunicação do Campus Osório junto aos seus públicos de interesse, principalmente comunidade externa. É realizado por três alunos bolsistas em turno inverso às aulas, uma orientadora e um coorientador. No 'Escuta Essa' são produzidos quatro áudios por mês, em cinco etapas: são escolhidos os temas, contatados servidores das áreas relativas para contribuições, escritos os roteiros (sob coordenação da Assessoria de Comunicação), gravados os áudios por alunos, e feita a edição no Setor de Audiovisual. Já no programa Notícias, o roteiro é escrito pela Assessoria de Comunicação, gravado e editado pelo Setor de Audiovisual, com a participação de uma das bolsistas como apresentadora. O retorno recebido de alunos, servidores e pessoas externas provam que o projeto está cumprindo seu papel: ao dissipar conhecimento, gera retorno, que pode ser traduzido pelo aumento do número de alunos regulares, na presença de público nas atividades de extensão, e em parcerias para pesquisas e ações administrativas. Assim, é possível considerar o projeto como uma ferramenta estratégica, que contribui para sejam cumpridos os objetivos institucionais e atingidos os resultados planejados pela gestão. Mas como comunicação é um processo, são necessários métodos constantes de avaliação e acompanhamento para que os produtos produzidos continuem refletindo positivamente, interna e externamente, o Campus Osório.

Palavras-chave


Comunicação; Divulgação; Canais

Texto completo: PDF