Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Aprendendo química com o solo e solo com a química
Isadora Oliveira Varela, Márjore Antunes, Vanderlei Nestor Koefender, Bruna Botin Nascimento

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O estudo do solo é muito importante para um curso Técnico em Agropecuária, pois este elemento da natureza é a base que sustenta a produção vegetal e animal na Terra. Contudo, o solo não deve ser estudado como se fosse um fator ambiental isolado, pois para existir precisa da interação de vários fatores que envolvem as áreas da química, física, matemática, geografia e biologia. Por outro lado, a maioria dos alunos geralmente apresenta grande dificuldade com as disciplinas da área das exatas, como a química e a física, por exemplo, sendo necessário procurar maneiras de se romper as barreiras criadas pelos mesmos, alcançando-se assim bons resultados no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, objetivou-se com este projeto demonstrar a importância da química para se compreender a área de solo e ao mesmo tempo a complementariedade existente entre estes dois componentes curriculares, procurando estimular o estudo dos mesmos. Para tanto foram realizadas oficinas mensais no contraturno da turma de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Vacaria. Durante cada oficina houve uma prévia problematização do assunto a ser tratado, buscando-se levantar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos participantes; logo em seguida, ocorreu o estudo deste assunto por meio da realização de uma prática, ou seja, da montagem de algum experimento que comprovasse a teoria estudada e a ligação existente entre a química e o solo. Para verificar se o assunto tratado estava sendo compreendido, após a realização de cada experimento foi aplicado um instrumento avaliativo, denominado de jogos de perguntas, sendo os alunos divididos em equipes. Ainda não foram aplicados instrumentos que verifiquem a melhoria do rendimento dos alunos participantes deste projeto nos componentes curriculares envolvidos no mesmo, entretanto, nota-se um maior interesse destes estudantes na compreensão de assuntos relacionados às áreas de solos e de química, assim como também um desenvolvimento de uma percepção ambiental mais apurada, fato que demonstra a importância de metodologias alternativas de ensino, como esta, para se alcançar o tão almejado manejo sustentável do meio ambiente por meio da conscientização e estímulo dos estudantes.


Palavras-chave


Solos; Química; Interdisciplinaridade

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