Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Como o PET - Conexões Gestão Ambiental contribui na formação profissional dos licenciandos em Ciências da Natureza e tecnólogos em Gestão Ambiental
Silvia Vieira München, Gabriela Dipicoli Brasil, Lucas Da Luz Lopes, Mariana Da Rosa Lazzarotto, Cibele Schwanke

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O Grupo PET-Conexões Gestão Ambiental do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Campus Porto Alegre, ancorado na tríade pesquisa, ensino e extensão, busca potencializar a formação profissional dos seus integrantes, bolsistas dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências da Natureza e Tecnologia em Gestão Ambiental, ampliando e desenvolvendo, a partir da educação tutorial, suas competências e habilidades. Tendo como ferramenta metodológica a prática da Educação Ambiental, permite o desenvolvimento de atividades acadêmicas que contribuam para o aprofundamento e a ampliação dos componentes curriculares de cada curso, a partir do desenvolvimento da pesquisa-ação-participante, de modo a garantir transformações das comunidades parceiras e o aprendizado de todos os envolvidos nas atividades. Assim, permite aos alunos bolsistas vivências extracurriculares que contribuam para a formação de profissionais preparados para atuar em diferentes segmentos sociais e atentos à realidade socioambiental, orientados por valores éticos, solidários e participativos. Desde a criação do grupo, projetos são propostos e desenvolvidos pelos bolsistas e possuem um caráter interdisciplinar e abordagens diversificadas. Destacam-se as palestras de sensibilização e oficinas de aproveitamento integral de alimentos e  de preparo de materiais de limpeza e higiene menos poluentes e mais econômicos, realizados nos anos de 2014 e 2015, em comunidades vulneráveis de Porto Alegre; a exibição anual de vídeos do Circuito Tela Verde desde 2012;  projetos que incentivem leituras científicas realizadas, em 2016 e 2017, através da ação Clube de Leitura: Ambiente e Sociedade; a revitalização de espaços em entidades assistenciais de Porto Alegre, realizadas de 2014 à 2017; e ações de acessibilidade na Unidade de Conservação Parque Natural Morro do Osso, realizadas a partir de 2014. A diversidade de ações em seus diferentes contextos tem proporcionado aos acadêmicos estabelecer relações entre o conhecimento construído e a práxis na atuação profissional que seus cursos possibilitam, contribuindo, assim, para uma formação mais integral dos estudantes. Os resultados das ações experienciadas são percebidos no aumento da quantidade e da qualidade da produção textual, nos trabalhos de conclusão de curso embasados nas experiências vivenciadas, na participação e apresentação de trabalhos em eventos de pesquisa, ensino e extensão e no rendimento e integralização curricular.


 


Palavras-chave


Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Formação Profissional; Mercado de Trabalho

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